Sabão inseticida orgânico para matar pulgões

Escrito por lynn anders | Traduzido por ana carolina prado almeida
Sabão inseticida orgânico para matar pulgões
Controle os pulgões (Creatas/Creatas/Getty Images)

Uma infestação de pulgões pode causar danos às folhas, caules e até mesmo raízes de uma planta. Ao viajar de planta em planta, eles também podem transmitir doenças. Antes de utilizar pesticidas comerciais tóxicos, existem algumas alternativas menos tóxicas que podem ser usadas para controlar os pulgões. Uma boa opção é fazer um sabão inseticida caseiro.

Identificando os pulgões

Existem várias espécies de pulgões que atacam diferentes partes de uma planta. Eles normalmente são bem camuflados, se misturando com a planta e adquirindo cores diferentes. Eles são pequenos, e como todos os insetos, têm seis patas e duas antenas, podendo ter asas. Para identificar os pulgões, procure pelos ferrões, que são estruturas tubulares que se projetam para fora da cauda do inseto. Além disso, eles não se movem quando se inspeciona a planta.

Sabões inseticidas funcionam

De acordo com UC Davis, "aplicar inseticidas não persistentes, como sabão ou óleo, pode fornecer um controle mais eficaz e a longo prazo". Isso ocorre porque o sabão só mata as pragas que toca, não persistindo na planta para matar os insetos benéficos.

Água e sabão de lavar louças

Esta é a receita de sabão inseticida mais simples de se fazer e usar: lave uma garrafa para fazer o sabão inseticida. Encha-a com água, e em seguida, adicione duas colheres de sopa de sabão de lavar louças. Aperte a tampa e agite delicadamente a solução. Encha um frasco pulverizador com a solução e espirre-a sobre as plantas.

Utilizando ervas

Aumente o efeito da sua solução acrescentando ervas à mistura. Experimente ervas diferentes para descobrir qual funciona melhor sobre a espécie particular de pulgão. Faça um chá com absinto, chagas, sabugueiro ou folhas de ruibarbo. Ferva um litro de água, adicione as folhas de chá e deixe esfriar. Depois, retire as folhas e faça a solução do sabão, como acima, usando a água do chá.

Aplicando o sabão inseticida

Em algumas dessas receitas, a aplicação do sabão inseticida é a mesma. Pulverize a planta onde houver pulgões, mergulhando a folha ou caule e cobrindo totalmente os insetos. Pulverize a parte superior e inferior da folha. Ao terminar, a planta deverá ficar completamente molhada. Você poderá aplicar essa solução pelo menos a cada três dias para matar todos os pulgões.