Mais
×

Sabão de roupas caseiro feito em pequenas quantidades

Fazer seu próprio sabão de roupas pode ser uma maneira satisfatória de economizar dinheiro mensalmente, já que um quilo de sabão em pó beira a faixa de R$15. Fazer seu próprio detergente de lavanderia é também uma boa solução ecologicamente falando, pois a maioria das receitas é livre de fosfato.

Faça seu próprio sabão para encarar a lavagem de suas roupas (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Itens necessários

Use um processador de alimentos ou liquidificador e sabão em barra neutro. Você também precisará de borato de sódio e hidróxido de sódio, que não são a mesma coisa que bicarbonato de sódio. Esses ingredientes podem ser encontrados em mercados e custam menos do que a maioria dos produtos já prontos, além de durar aproximadamente três vezes mais.

Sabão em pó

Bata o sabão em barra no processador até obter uma granulação fina. Misture meia xícara de borato de sódio, meia xícara de soda cáustica e o sabão batido em uma bacia ou pote com tampa bem fechada por dois a três minutos, e pronto! Você tem em mãos um sabão em pó de qualidade em pequena quantidade.

A mistura também é ótima para máquinas de alta eficiência (HE) porque produz pouca espuma. Lavadoras desse tipo requerem um sabão comercial especial devido à necessidade de um produto que produza pouca espuma. Use aproximadamente uma colher de sopa por lavagem.

Sabão líquido

Fazer o sabão na forma líquida requer um pouco mais de trabalho, mas usa os mesmos ingredientes. Você precisará de uma panela média e um balde de 10 L a 30 L. Bata um terço da barra de sabão e coloque na panela. Adicione seis copos d'água e aqueça em fogo médio até que o sabão derreta. Adicione meia xícara de borato de sódio e mais meia de hidróxido de sódio, mexendo até que os solutos se dissolvam. Retire a mistura do fogo, coloque quatro copos de água quente no balde e despeje a mistura em seu interior. Adicione mais 5 L e seis copos de água no balde, mexendo constantemente. Deixe o detergente descansar por 24 horas antes de usá-lo; o produto deve atingir uma consistência de gel quando pronto. Use meia xícara por lavagem (menos em máquinas HE)

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article