×
Loading ...

Como fazer sabonete líquido hidratante

Preparar um sabonete líquido artesanal é uma tarefa relativamente simples, que não demanda grandes conhecimentos técnicos. Todos podem fazê-lo a partir de ingredientes básicos, que podem ser facilmente encontrados em supermercados e lojas de beleza. A vantagem de preparar o próprio sabonete é a personalização dos ingredientes. Assim, é possível criar um produto ideal para as necessidades específicas da sua pele ou de acordo com seu gosto. Além disso, o sabonete líquido também pode ser um bom presente para amigos e familiares. Geralmente, os sabonetes líquidos deixam a pela ressecada. Para evitar isso, é importante adicionar hidratante à mistura.

Instruções

Para evitar a pele ressecada, adicione hidratante na hora de fazer o sabonete líquido (MamaMiaPL/iStock/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de preparar o sabonete líquido hidratante em casa é separando os ingredientes necessários para a preparação do produto. Será preciso separar uma base para o sabonete. Ela pode ser, por exemplo, um xampu sem perfume ou mesmo flocos de sabão. Coloque essa base em um pote e reserve.

    Loading...
  2. Enquanto isso, é hora de preparar o efeito hidratante. Coloque o gel aloe vera junto com a manteiga de karité em uma tigela e leve-a ao micro-ondas. Aqueça por cerca de um minuto, com pelo menos três pausas, para mexer bem. No final, você deve adquirir uma mistura homogênea e cremosa.

  3. Adicione os outros ingredientes no recipiente com a base do sabão líquido. Insira primeiro a água deoionizada, o bactericida e a essência de sua preferência.

  4. A essência é o que dá o aroma ao sabonete. Utilize a essência do aroma desejado. Uma dica é utilizar essências à base de flores ou frutas.

  5. Por fim, adicione o corante a gosto. Prefira os corantes à base de água porque eles duram mais tempo do que os corantes alimentícios.

  6. O ingrediente final a ser adicionado à mistura é o óleo essencial de sua preferência. Esse óleo nada mais é do que um extrato vindo de plantas aromáticas que possuem efeitos positivos sobre a pele. O óleo essencial de manteiga de cupuaçu, por exemplo, oferece uma camada extra de hidratação à pele. Já o óleo essencial de lavanda é conhecido por seu efeito revitalizador. Aplique cerca de 20 ml de óleo essencial de sua preferência.

  7. Mexa bastante por cerca de dez minutos, até que a mistura fique homogênea. À essa altura, será possível ver espuma na superfície. Deixe a mistura descansando por uma hora, até que toda a espuma desapareça. Quando isso acontecer, o sabonete líquido estará pronto. Basta colocá-lo em um recipiente de vidro e o produto está pronto para usar.

Loading...

Dicas

  • Para dar um toque extra a um sabonete líquido personalizado, adicione pedaços picados de ervas ou de pétalas de flores, para adquirir uma fragrância extra. Antes de adicionar as pétalas ou as ervas à mistura, será preciso esquentá-las em água quente e coar a mistura final.

O que você precisa

  • Base para o sabonete líquido (200 g de xampu sem perfume ou flocos de sabão)
  • 1/2 xícara (chá) de gel aloe vera
  • 1 colher (de sopa) de manteiga de karité
  • 1 l de água deoionizada
  • 5 gotas de bactericida
  • 15 ml de essência do aroma desejado
  • Corante a gosto
  • 20 ml de óleo essencial de manteiga de cupuaçu, lavanda ou outro ingrediente de sua preferência

Referências

Loading ...
Loading ...