Sabonete de lixívia caseiro com moldes de madeira

Escrito por kelly sundstrom | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sabonete de lixívia caseiro com moldes de madeira
Fazer seu próprio sabonete de lixívia é uma excelente opção para as pessoas com peles sensíveis (soap container image by timur1970 from Fotolia.com)

Fazer um sabonete de lixívia caseiro pode parecer um processo complicado, mas quando você usar o seu próprio sabonete natural, valerá a pena todo esforço. Esse tipo de sabonete limpa a pele sem a necessidade de aditivos químicos que são normalmente encontrados nos sabonetes produzidos comercialmente. Como resultado, fazer o próprio sabonete artesanal é uma excelente opção para as pessoas com peles sensíveis.

Outras pessoas estão lendo

Aquecendo os óleos e a lixívia

Ao fazer o sabonete, é importante combinar a lixívia e os óleos quando ambos atingem a mesma temperatura. Isso ajuda a manter o sabonete solidificado e permite que o mesmo produza bastante espuma. Para medir a temperatura da lixívia e dos óleos, coloque um termômetro de vidro nas misturas, escolhendo um que não irá quebrar ou deformar devido ao calor. Coloque 475 ml de água destilada em um copo de vidro ou copo de medição. Misture em 210 ml de soda cáustica. A mistura da água com a soda se chama lixívia. Nunca despeje a água sobre a soda caústica, mas sim o contrário. Use luvas e óculos de proteção ao mexer com soda cáustica. Coloque um termômetro dentro dessa mistura. Ela irá se aquecer sozinha. Enquanto ela estiver esquentando, despeje em uma panela 475 ml de azeite, 475 ml de óleo de palma e 475 ml de óleo de coco. Aqueça os óleos em fogo médio e coloque outro termômetro para esse recipiente. Uma vez que ambas as misturas chegarem a 43 graus centígrados, cuidadosamente despeje a lixívia nos óleos. Não use recipientes de alumínio, cobre ou ferro fundido, pois podem reagir com a soda.

Atingindo o "trace"

Atingir o "trace" correto em uma mistura de sabão significa que ele irá manter a sua forma e não irá separar no processo de cura. O "trace" se refere à fase em que a aparência da mistura de sabão muda de uma consistência líquida para uma consistência espessa de pudim, indicando que está pronto para a próxima fase. Então, após a lixívia e os óleos serem juntos, mexa essa mistura vigorosamente com uma colher de pau ou com um mixer até a mudança de consistência ocorrer. Pode demorar um pouco para o "trace" ser atingido, mas é um passo vital na criação de um lote de sabonete de sucesso.

Colocando em moldes e a cura

Depois da mistura de sabonete chegar na consistência correta, ela pode ser colocada em moldes de madeira. Estes são ideais porque mantêm a forma, absorvem o excesso de óleo ou umidade e são resistentes o suficiente para durar por gerações. Você pode encontrar esses moldes em qualquer loja de artesanato. Despeje a mistura de sabonete em moldes de madeira, e coloque-os em um quarto escuro e fresco, livre de qualquer luz solar direta. Deixe os moldes descansando por pelo menos seis semanas, permitindo o processo de cura. Após a cura, os sabonetes podem ser utilizados de forma segura sobre a pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível