Mais
×

Como fazer sachês de alecrim desidratado

A aroma calmante do alecrim o torna um favorito em misturas de pot-pourri e o seu delicioso sabor pode ser reconhecido em muitos pratos salgados. Qualquer pessoa que tenha cultivado o alecrim sabe que a planta perfumada não é apenas resistente, é absolutamente dominadora. Quer cultive-o em seu próprio jardim ou compre-o fresco no mercado, o alecrim traz um aroma herbal convidativo para sua casa. Para obter o máximo do seu alecrim, seque uma porção e use as folhas novas em sachês caseiros.

Instruções

Perfumado e calmante, o alecrim é uma erva ideal para sachês (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

    Secando o alecrim

  1. Corte vários ramos de um arbusto de alecrim ou compre-o fresco em seu mercado local. Agite vigorosamente cada ramo para remover insetos e folhas mortas.

  2. Lave o alecrim em água fria e seque bem com papel-toalha.

  3. Separe cada raminho do talo principal. Remova todas as folhas danificadas.

  4. Pré-aqueça o forno a 80°C. Espalhe os ramos de alecrim em uma única camada em uma assadeira.

  5. Coloque-a no forno. Deixe a porta do forno entreaberta para liberar umidade.

  6. Deixe o alecrim secar no forno por duas a três horas. Olhe a cada meia hora. Pode ser necessário virar a assadeira uma ou duas vezes para garantir uma secagem uniforme. O alecrim ficará marrom e quando estiver pronto se desmanchará quando for manuseado.

  7. Retire o alecrim do forno e deixe esfriar completamente. Armazene-o em sacos com lacre ou recipientes hermeticamente fechados.

    Fazendo os sachês

  1. Alinhe dois quadrados de tecido com os lados direitos juntos. Costure ao longo das arestas de três lados. Dê um nó e cortar o fio. Vire o saquinho de dentro para fora.

  2. Encha o saquinho frouxamente com o alecrim seco.

  3. Amarre o sachê bem fechado com a fita. Use o sachê para refrescar gavetas e armários e para repelir traças. Pode-se também colocar os sachês dentro dos bolsos de casacos antes de guardá-los para o inverno.

Dicas

  • Pode-se também desidratar o alecrim como antigamente, armazenando-o em um saco de papel em uma sala quente e seca por algumas semanas.

O que você precisa

  • Alecrim fresco
  • Papel-toalha
  • Forno
  • Assadeira
  • Sacos com lacre ou recipientes de armazenamento herméticos
  • Dois quadrados de 12 cm de algodão, seda, linho ou outros produtos naturais
  • Agulha e linha
  • Máquina de costura (opcional)
  • Fita com 24 cm de comprimento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article