Sacolas para congelador contra máquinas de embalagem a vácuo

Escrito por jackie johnson | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sacolas para congelador contra máquinas de embalagem a vácuo
Ervilhas podem ser guardadas no congelador em embalagens fechados a vácuo ou em pesadas sacolas plásticas (Frozen peas image by Acqua Alta from Fotolia.com)

Sacolas plásticos são o jeito perfeito para armazenar alimentos na geladeira ou no congelador. Escolher o melhor dos diferentes tipos de sacolas plásticos depende do alimento a ser congelado ou armazenado e por quanto tempo ele vai ficar no congelador. Embalagens a vácuo removem todo o ar da embalagem, o que dá ao alimento uma vida mais longa na geladeira ou no congelador. As pesadas sacolas plásticas são mais fáceis de encher e frequentemente são mais baratas, mas elas contêm ar.

Outras pessoas estão lendo

Sacolas para congelador

A espessura da sacola para congelador usada e a qualidade do seu fecho são os dois pontos que determinam se o armazenamento do alimento no congelador vai ser bem sucedido. Essas sacolas precisam evitar que odores afetem os outros alimentos armazenados; elas também precisam evitar que ar e umidade entrem pelo selo, para evitar odores externos e a formação de cristais de gelo. Quanto mais espessa for a sacola mas protegido estará o alimento.

Em setembro de 2005, a Cooks Illustrated informou que quanto mais grossa a sacola, melhor a proteção para o alimento armazenado. Também foi reportado que sacolas com fecho deslizante têm mais chances de deixar entrar ar do que as com zíper.

Máquinas de embalagem a vácuo

Máquinas de embalagem a vácuo são pequenos aparelhos que removem o ar de sacolas plásticas especiais compatíveis com eles. Os alimentos que serão armazenados são colocados na sacola e a abertura dela é colocada dentro da unidade de fechamento a vácuo. Quando um botão é pressionado, o ar é sugado de dentro da sacola e uma unidade de aquecimento cola a borda da sacola, impedindo a entrada de ar.

Usos ideias para sacolas para congelador

Líquidos podem ser armazenados em sacolas para congelador sem a presença de muito ar, especialmente se as sacolas forem cuidadosamente fechadas e o ar gentilmente expulso delas. Quando for difícil expulsar o ar pressionando a sacola pelo risco de derrubar o líquido, a sacola pode ser congelada; depois disso, o resto do ar pode ser expulso por uma pequena abertura na sacola e depois ela pode ser rapidamente fechada.

Alimentos que vão ser usados em pouco tempo são bons candidatos para serem armazenados nessas sacolas. Frutas delicadas também são boas para serem congeladas em sacolas plásticas pesadas. Depois que a fruta congela, ela pode suportar que outros itens pesados sejam colocados sobre ela com menores chances de que seja esmagada ou fique com machucados.

Usos de máquinas de embalagem a vácuo

Cortes caros de carne ou peixe são candidatos ideais para serem embalados a vácuo antes de serem colocados no congelador. Como todo o ar é retirado da sacola, a carne vai durar muito mais no congelador, apesar da cor poder mudar com muito tempo de armazenamento. Frutas e vegetais também duram mais em embalagens a vácuo.

Embalagens a vácuo vai proteger alimentos refrigerados de se estragarem mais rapidamente. Queijo dura muito mais em embalagens a vácuo; frutas frescas e vegetais suportam mais tempo, também. Frutas cortadas que oxidam na presença de ar não apresentam o escurecimento característico quando colocadas rapidamente na sacola, tendo o ar retirado e seladas.

Alguns ingredientes que são armazenados à temperatura ambiente, como cereais farinha e café, também podem durar muito mais se colocados em embalagens a vácuo. Este tipo de vedação também é boa para alimentos propensos ao aparecimento de insetos, como grãos e arroz; sem oxigênio, os ovos da peste não podem eclodir.

Reutilização de sacolas para congelador

Lavar e reutilizar sacolas plásticas de qualquer tipo pode ser perigoso, pois patógenos podem sobreviver até em superfícies limpas; isso é especialmente verdade para sacolas que possuem uma superfície texturizada, onde podem ficar bactérias de alimentos. A maior parte das bactérias morre em temperaturas superiores a 160 graus; uma temperatura superior ao que a maioria das sacolas pode suportar e ainda oferecer proteção para os alimentos congelados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível