×
Loading ...

Como fazer sacolas de macramé utilizando cânhamo

O cânhamo está transformando-se em um material cada vez mais necessário na fabricação de roupas, bijuterias e acessórios. A resistência e a durabilidade desse material torna-o ideal para a confecção de sacolas. Faça sacolas duráveis, leves e que durarão um longo tempo feitas com cordão de cânhamo que você poderá comprar em lojas de artes, artesanato ou armarinhos. O macramé é uma arte de dar nós em um barbante para criar objetos artesanais. Você precisará apenas de aprender alguns nós básicos para conseguir fazer a sua sacola de macramé.

Instruções

O cordão de cânhamo é forte, durável e durará por muito tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte os cordões de cânhamo em pedaços com 3,5 m. O número de cordões que precisará dependerá totalmente do tamanho da estrutura da sacola.

    Loading...
  2. Dobre um dos cordões ao meio. Segure a parte dobrada em baixo do fundo da estrutura. Passe as pontas do cordão ao redor da estrutura, voltando pela parte dobrada. Puxe apertando-o, de forma que o cordão fique atado na parte de baixo da estrutura. Esse nó é chamado de nó boca de lobo (ou nó de montagem).

  3. Prenda os outros cordões ao longo do lado do primeiro da mesma forma até que não haja mais espaço na parte de baixo da estrutura.

  4. Comece por um lado, pegue a primeira das quatro tiras de cânhamo. Começando pela esquerda, mentalize as tiras como A, B, C e D. Pegue a tira A e passe-a para a direita, por cima da B e a C, por baixo da D.

  5. Passe a D por baixo da C e a B e, depois, por cima da A. Puxe o nó para apertá-lo. Passe a D por baixo da B e C, e por cima da A, puxe o nó para apertá-lo. Isso é chamado nó quadrado. Continue o nó com as outras tiras, até que o fundo da estrutura esteja coberto.

  6. Repita os nós quadrados até que a estrutura da sacola esteja coberta com nós feitos com o barbante de cânhamo. Amarre as pontas dos cordões no outra estrutura de alça para sacola. Corte as pontas do cordões soltos pendurados. Dobre a sacola ao meio para alinhar as alças.

  7. Amarre os lados da sacola, unindo-os com os pedaços de corda que aparou dos nós de macramé.

Loading...

Dicas

  • Você poderá aumentar ou reduzir o tamanho da sacola, aumentando ou reduzindo o comprimento dos cordões.
  • Utilize cordões de cores diferentes para criar uma sacola com um visual mais elegante.

O que você precisa

  • Tesoura
  • Cordão de cânhamo
  • Duas estruturas para alças

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...