×
Loading ...

Como fazer uma saia para cúpula de abajur

Costurar uma nova saia para renovar a cúpula de um abajur é semelhante a costurar uma nova saia para renovar o seu próprio guarda-roupa. Independentemente de você optar por uma saia simples, plissada ou inspirada em um modelo tutu, são necessárias apenas algumas costuras retas para deixar o tecido do seu gosto. As saias ficam por cima da cúpula, para que elas possam ser trocadas sem danificar a estrutura subjacente.

Instruções

Renove seu abajur com uma saia diferente (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Saia com pregas

  1. Usando uma fita métrica, meça em torno da parte superior da cúpula e também o comprimento desde sua parte superior até a parte inferior. Corte um pedaço de tecido de algodão leve, que tenha duas vezes e meia o tamanho da primeira medida e seja 1,5 cm maior do que a altura da cúpula.

    Loading...
  2. Use um clipes de papel para prender uma das pontas da parte de cima do tecido à parte superior da cúpula. Faça pregas de 1,5 cm em toda a volta do tecido, prendendo cada uma delas à cúpula. Remova os clipes de papel, e substitua-os, um de cada vez, por alfinetes. Ao fazer isso, mantenha a saia na cúpula para conservar o formato correto.

  3. Faça uma costura em torno da parte superior da saia à máquina, prendendo todas as pregas. Vista a saia novamente na cúpula, com o lado avesso para cima, prendendo as duas pontas sobrepostas de tecido com um clipes de papel.

  4. Prenda as pontas do tecido com o lado direito do pano encostando um no outro. Faça essa costura lateral e corte o tecido extra deixando aproximadamente meio centímetro de folga. Coloque o lado direito do tecido da saia para fora e vista-a na cúpula. Amarre um pedaço de fita em torno da parte superior da cúpula para esconder as costuras.

    Saia de tule

  1. Corte o pedaço de tule de 10 metros de comprimento por 1,40 m de largura em duas partes de 45 cm e uma de 50 cm de largura. Use uma base de corte e um cortador rotativo para que o tecido fique uniforme. Coloque as camadas uma sobre a outra e prenda com alfinetes de segurança a cada 30 cm, deixando 1,5 cm de distância da borda superior.

  2. Costure as três camadas de tule à mão usando ponto barra, passando a linha acima das demarcações feitas com alfinete. Use agulha e linha de bordado, desenrolando-a direto do carretel para que não haja emendas. Remova os alfinetes e vá puxando o tule para que ele fique acumulado na linha.

  3. Corte o fio deixando 30 cm de cada lado do tecido. A saia ficará alguns centímetros mais comprida do que a cúpula, como um tutu de bailarina.

  4. Coloque o tule ao redor da cúpula do abajur e ajuste as pregas para que as duas pontas se encontrem, e então amarre as duas pontas da linha em um nó. Corte o fio extra e esconda as pontas por dentro do tule.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido de algodão leve
  • Clipes de papel
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Fita
  • 10 metros de tule com 1,40 m de largura
  • Cortador rotativo
  • Base de corte
  • Linha de bordado
  • Agulha

Referências

Loading ...
Loading ...