Como fazer uma saia para dança do ventre

Escrito por kristy robinson Google | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma saia para dança do ventre
Crie uma saia círcular original e bonita para vestir quando for dançar a dança do ventre (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

A dança do ventre, uma forma de arte árabe, tornou-se uma forma popular de dança em todo o mundo. O traje mais popular usado por dançarinas do ventre é composto por um top ou sutiã decorado pesadamente e um cinto combinando sobre uma saia círcular. As saias são quase sempre individualmente projetadas com base no tipo de visual final a dançarina quer ter. Embora existam muitos passos para fazer a saia, ela não é tão difícil de ser feita e requer apenas uma pequena quantidade de conhecimento de costura.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 5,4 m de tecido durável, por pelo menos 106 cm de largura
  • Fita métrica de tecido
  • Pinos para vestido
  • Tesoura
  • Roda de corte de tecido
  • Cabide para vestuário
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Elástico de 5 cm
  • Enfeites para tecido

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cortando o Círculo Básico

  1. 1

    Meça a largura em torno dos quadris no ponto em que deseja que a saia fique quando for usada. Ela pode ficar um pouco abaixo do seu umbigo ou um pouco menor em sua cintura. Quando for comprar o seu tecido, tenha esta medida em mente: se a medida do seu quadril é tão grande quanto ou maior do que o tecido que você está indo comprar, adicione 45 cm para permitir uma sobra no tecido que será cortado.

  2. 2

    Escolha um tecido que não seja muito fino, que seja bem tecido e livre de defeitos de fabricação. Um pano muito fino não vai ser capaz de suportar os movimentos de dança rigorosos associados à dança árabe. Poliéster e chiffon são boas opções para o tecido. Verifique as instruções de lavagem para garantir que o tecido é lavável.

  3. 3

    Lave o tecido de acordo com as instruções de lavagem. Se você pretende tingir o tecido de uma cor diferente, tinja-o antes de lavar. O objetivo é fazer com que o tecido encolha o que tiver de encolher antes do corte.

  4. 4

    Use a tesoura para cortar uma tira larga de 12 cm de tecido transversalmente de um lado. Este será o cós. Se a sua medida do quadril for tão larga quanto ou maior do que o tecido, corte duas tiras.

  5. 5

    Dobre o tecido ao meio longitudinalmente e coloque sobre uma superfície plana e nivelada. Corte ao longo da dobra para fazer dois painéis.

  6. 6

    Dobre os painéis ao meio longitudinalmente, sem separá-los. A dobra pode ser à esquerda ou à direita com base em suas preferências.

  7. 7

    Coloque pinos no canto dobrado em cada lado do tecido, no topo e à esquerda ou no topo e à direita, e um no meio, formando um padrão triangular nesse canto. Isto irá fazer com que a cintura permaneça no lugar enquanto você faz as dobras nas etapas seguintes.

  8. 8

    Dobre o tecido ao meio na diagonal, levando o canto superior oposto da cintura para baixo para encontrar o canto oposto. Por exemplo, se sua cintura está no canto superior esquerdo, traga o canto superior direito para baixo para encontrar o canto inferior esquerdo. Você terá agora uma forma de cone no tecido dobrado. Alinhe as bordas do tecido com a maior precisão possível.

    Já que você começou com um pedaço retangular de tecido, tenha em mente que se a dobra criar uma camada na parte superior que seja menor do que a camada inferior, você vai precisar manter essa camada por cima enquanto for dobrá-la. Isso vai exigir que você gire o tecido, para as camadas mais curtas se mantenham na parte superior dele.

  9. 9

    Coloque os pinos ao longo das bordas do cone formado pelo tecido, e em tantos lugares quanto necessário, para garantir que o tecido não se mova ou mude, conforme você faz as dobras nas etapas seguintes.

  10. 10

    Dobre o tecido novamente na diagonal do mesmo modo e coloque um pino no ao longo das bordas. Você terá agora 16 camadas de tecido ea forma de cone está se tornando mais estreita. Mantenha a camada mais curta do tecido por cima.

  11. 11

    Dobre o tecido mais uma ou duas vezes. Se o tecido estiver muito pequeno para ser dobrado novamente, então você pode parar. Depois de cada dobra, alinhe as bordas do tecido e fixe um pino no lugar para segurar o tecido durante o corte. Verifique se o lado mais curto do tecido permanece no topo.

  12. 12

    Use a roda de corte para cortar a extremidade oposta da linha da cintura em uma ligeira curva em toda a extensão das pregas o mais próximo possível do ponto, sem perder as camadas de tecido. Você pode precisar fazer vários cortes para percorrer todo o caminho através do tecido. Tenha cuidado para não cortar os pinos e retire apenas o necessário para evitar danos.

  13. 13

    Abra o tecido e remova todos os pinos. Você terá dois semicírculos.

  14. 14

    Fixe os pinos nos dois meio círculos, juntando-os ao longo das costuras laterais. Costure os círculos juntos, usando a linha, iniciando na cintura e costurando até chegar à borda inferior.

    Fazendo a linha da cintura

  1. 1

    Dobre as duas metades do círculo novamente na cintura para formar uma forma de cone largo. Fixe as duas peças em conjunto para evitar que o tecido se desloque durante o corte.

  2. 2

    Corte 6,3 cm para fora do canto da cintura na diagonal, para uma cintura pequena. Corte 10 cm para a cintura média e 13 cm para uma cintura grande.

  3. 3

    Costure a tira de 12 cm de tecido, que você cortou antes de iniciar o círculo, juntamente com as extremidades cortadas para fazer um círculo. Se você tiver cortado as duas peças juntas, primeiro corte os pedaços na metade de sua medida de cintura, acrescido de 7 cm. Em seguida, costure as bordas do tecido para formar um círculo maior.

  4. 4

    Corte um pedaço de elástico do tamanho da sua cintura, acrescentando mais 2,5 cm.

  5. 5

    Costure as bordas do conjunto elástico, sobrepondo-os por 1,2 cm.

  6. 6

    Dobre a tira de tecido da linha de cintura ao meio e na horizontal, com os lados de dentro juntos, sobre o elástico. Costure ao longo das bordas de corte, tomando cuidado para não pegar o elástico sob a agulha. O tecido é um pouco mais longo do que o elástico e você terá que esticar o elástico um pouco durante o processo de costura.

  7. 7

    Costure o círculo na borda da cintura da peça saia, com o lado direito do tecido saia e o cinto um de frente para o outro. Costure ao longo da mesma emenda que você fez cobrindo o elástico.

  8. 8

    Pendure a saia, em sua forma atual, em um cabide por uma semana. O tecido esticará durante este tempo e isso é necessário para assegurar que a peça acabada não se afrouxe depois de ser concluída.

    Terminando a saia

  1. 1

    Obtenha uma medida partindo da sua cintura até o chão usando a fita métrica. Adicione 1,2 cm na costura.

  2. 2

    Remova a saia do cabide e marque a medição a partir da parte superior da cintura, inserindo pinos horizontalmente em vários locais em torno da saia. Quanto mais lugares você marcar, mais acabada a borda será.

  3. 3

    Corte a borda inferior com base na medição do comprimento.

  4. 4

    Faça a bainha na borda dobrando 1,2 cm sob a costura.

  5. 5

    Embeleze a saia usando miçangas, bordados, lantejoulas e outros tecidos de sua escolha. Proteja todos os enfeites no lugar de costura. Uma cola de tecido não irá suportar os rigores da dança árabe.

Dicas & Advertências

  • Os lados direitos do tecido serão o lado exibido, no exterior da saia acabada, enquanto os lados errados estarão para dentro dela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível