Mais
×

Como fazer uma saia gaiola

Atualizado em 17 abril, 2017

A saia gaiola é feita a partir de tiras de tecido para criar a estrutura da saia, enquanto a parte interna fica visível. Geralmente é usada sobre outra saia ou calça. O estilo foi criado para imitar as saias, chamadas panniers, saias rodadas ou crinolinas, usadas no século XVIII. Essas saias eram vestidas por baixo de uma saia normal para criar volume. Faça sua própria saia gaiola utilizando resto de materiais que você tem em casa.

Instruções

Saias gaiolas eram criadas para imitar as saias usadas por baixo de outras saias no século XVIII (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Tire a medida da parte mais fina da cintura com uma fita métrica. Some 32 cm à medida. Essa é a medida da sua cintura. Use a fita métrica para medir a parte 25 cm abaixo da cintura. Some 32 cm à medida. Essa é sua medida de quadril.

  2. Corte oito tiras de tecido, formando 74,85 cm de comprimento e 50 cm de largura. Corte duas tiras de tecido que sejam do mesmo comprimento da cintura e com 50 cm de largura. Corte quatro tiras de tecido que sejam do mesmo comprimento da medida do quadril e com 50 cm de largura.

  3. Dobre uma tira de tecido ao meio até 50 cm da borda, com o lado direito virado para dentro. Engome a tira ao longo da borda dobrada. Costure ao longo da borda comprida e aberta da tira. Vire a tira de tecido de dentro para fora. Repita esse processo com todas as tiras do tecido, exceto com as tiras de 74,85 cm.

  4. Dobre as tiras de 74,85 cm no meio com o lado avesso virado para dentro. Engome a tira ao longo da borda dobrada. Dobre as bordas a 15,6 cm e passe o ferro achatando o tecido. Insira o lado esquerdo da parte do tecido do zíper dentro de uma parte do tecido e fixe-o no lugar com alfinetes.

  5. Costure ao longo da borda do pedaço de tecido, mantendo o zíper no lugar. Insira o lado direito da parte de tecido do zíper dentro de outro pedaço de tecido e fixe-o com alfinetes. Costure ao longo da borda do pedaço de tecido, mantendo o zíper no lugar.

  6. Pegue as duas tiras de tecido do comprimento da cintura e fixe uma extremidade das tiras na parte superior direita do tecido de zíper. Fixe a outra extremidade das tiras na parte superior esquerda do tecido de zíper. As tiras de tecido devem ficar perpendiculares ao zíper. Costure ao longo de fora e de dentro das bordas dos lados direito e esquerdo das tiras de tecido com zíper. Sua saia agora deve ter uma faixa na cintura.

  7. Fixe as tiras de 74,85 cm restantes no pedaço da faixa da cintura, distribuindo-as uniformemente em torno da faixa da cintura. Costure as tiras na parte da faixa da cintura.

  8. Use a fita métrica para medir 25 cm a partir do pedaço da faixa da cintura, descendo ao longo do zíper. Marque esse ponto com um alfinete e fixe as extremidades das duas tiras de tecido cortadas da medida do quadril neste ponto do lado esquerdo do zíper. Junte as tiras do tecido no lugar costurando ao longo das bordas internas e externas das parte de tecido de zíper. Costure as tiras de 74,85 cm nesse pedaço do meio também.

  9. Fixe as tiras de tecido restantes da medida do quadril na parte inferior do zíper. Costure as tiras nos lados direito e esquerdo do zíper. Costure também as tiras de 74,85 cm nesse pedaço inferior.

Dicas

  • Saias gaiolas também podem ser feitas com tiras de napa sintética ou elástico.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • 1 jarda de tecido de algodão
  • 66 cm de zíper
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Linha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article