×
Loading ...

Como fazer uma saia meio godê

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma saia meio godê se encaixa perfeitamente na cintura e nos quadris. Ela vai abrindo, criando um belo caimento para a saia que oscila graciosamente conforme você se move, usando menos tecido que em uma saia godê. Você não precisa comprar um molde para fazer esse tipo de saia, porque são necessárias apenas algumas medidas. Use uma folha grande de papel de jornal ou papel kraft para fazer o seu próprio molde com as medidas tiradas. Para fazer essa saia será preciso saber técnicas de costura básica e como costurar um zíper. Faça o revestimento da cintura, usando um pedaço de tecido de sua saia.

Instruções

Aprenda a fazer uma bela saia meio godê (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Meça sua cintura, adicione 4 centímetros e divida o total por 3,14. Essa é a medida do diâmetro necessário para desenhar a cintura em seu molde. A partir de um canto do papel, meça e marque essa distância ao longo dos lados. Partindo desse mesmo ponto inicial, marque tal distância em vários lugares entre as linhas. Desenhe uma curva ao longo de suas marcas e corte-a com a tesoura. Essa é a cintura.

    Loading...
  2. Decida o comprimento de saia e adicione 3 centímetros à margem da costura e à da bainha. Considerando a parte do molde na cintura, meça os dois lados do comprimento da saia, mais a margem da costura de 3 centímetros. Desenhe uma curva de um lado para o outro, em paralelo com a cintura. Essa é a bainha de sua saia.

  3. Dobre o tecido ao meio longitudinalmente. Coloque um lado reto do molde na dobra. Alfinete o molde no lugar em todos os lados e corte o tecido de acordo com as dimensões dele. Remova o molde, desdobre o tecido e prenda a costura central de trás com alfinetes. Experimente a saia para ver se você precisa fazer algum ajuste. Faça a costura central de trás, colocando o zíper de acordo com as instruções que vêm com ele. Passe o ferro na costura.

  4. Use seu molde de papel para cortar a entretela comum e a termocolante para a cintura, ambas com 7 centímetros de largura. Prenda a entretela termocolante virada para o lado contrário da comum e una as duas, passando o ferro quente. Elas formarão a cintura, já que não há cós. Alfinete a entretela na saia, com os lados certos juntos. Costure a entretela em torno da cintura da saia. Acerte a margem da costura com a tesoura, dobre a entretela e a passe com o ferro. Costure as pontas da entretela à mão, perto do zíper.

  5. Dobre 6 milímetros da bainha e passe uma dobra com o ferro. Faça outra dobra de 12 milímetros no outro lado da bainha e a prenda no lugar com alfinetes. Passe a bainha e a costure à mão. Passe a saia e a experimente.

Loading...

Dicas

  • Para ter certeza de que a saia vai servir, primeiro, você pode fazer um molde completo de papel. Corte dois moldes e prenda-os pelos lados, fazendo uma costura de 6 milímetros. Prove a saia de papel. Não vai ficar bem como o tecido, mas o que interessa é saber o ajuste da cintura e do quadril. Faça os acertos necessários no molde de papel.

Aviso

  • Às vezes, o tecido pode ceder diagonalmente. Para certificar-se de que a bainha está reta, deixe a sai pendurada num cabide por alguns dias antes de arrematar a barra. Coloque a saia e chame uma amiga para marcar a bainha para você em todos os lados, para que ela não fique desigual.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Um papel quadrado grande com cerca de 90 centímetros de cada lado
  • Tesoura
  • Tecido meio-leve, de 1,5 metros de largura
  • Entretela termocolante
  • Linha
  • Máquina de costura
  • 17 centímetros de zíper invisível
  • Alfinetes
  • Ferro de passar

Referências

Loading ...
Loading ...