on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma saia de mesa com fita franzida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Franzir um tecido para fazer uma saia de mesa não é difícil, especialmente se você usar uma fita de franzir. Saias de mesa franzidas são um acessório decorativo para qualquer tipo de festa ou recepção. Faça a saia de mesa com um tecido que combine com as cores e as outras decorações do evento. Utilize uma estampa divertida para uma festa de aniversário infantil ou um simples tecido branco ou tule para um casamento ou recepção.

Instruções

Uma saia de mesa franzida dá um toque a mais à decoração (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça o comprimento da mesa até o chão e anote essa medida. Meça o comprimento e a largura da mesa e dobre a medida, a fim de poder fazer o franzido.

    Loading...
  2. Descubra quantos metros de tecido serão necessários para cobrir toda a mesa. Se a medida da mesa até o chão for de 75 centímetros, serão necessários 80 centímetros de tecido, para que a bainha possa ser feita. Se a mesa toda tem 1,50 metros, dobre a medida para igualar 3 metros e divida pela largura do tecido de orla a orla (a bainha acabada), sendo que 1,10 metros é a largura padrão para os tecidos. Isso significa que serão necessárias aproximadamente três extensões medindo 80 centímetros do tecido com largura de 1,10 metros.

  3. Costure as extensões de tecido juntas na borda das orlas a fim de formar uma longa peça única. Passe as costuras.

  4. Faça uma bainha na parte de baixo e na parte de cima do tecido nas bordas cruas dobrando o tecido em 2,5 centímetros e novamente em mais 2,5 centímetros. Utilize alfinetes para manter no lugar e então costure.

  5. Coloque o tecido em uma superfície grande e lisa com o lado avesso virado para cima. Corte um pedaço de fita para franzir que seja um pouco maior que a largura do tecido. (Para a mesa nessas instruções, corte a fita em 3,10 metros, o que é um pouco maior que o tecido de 3 metros).

  6. Prenda com alfinetes a fita ao longo da borda superior da saia de mesa. Costure a fita à saia de mesa.

  7. Puxe as linhas na fita a fim de franzir o tecido. Ajeite as pregas de maneira uniforme. Meça a largura da saia de mesa regularmente até que tenha alcançado cerca de 1,65 metros, para incluir sobreposições o suficiente quando for prender a saia à mesa.

  8. Segure as pregas no lugar amarrando as linhas da fita para franzir. Costure ao longo da borda superior da saia de mesa mais uma vez, a fim de fixar de maneira segura o franzido no lugar. Corte as linhas em excesso.

Loading...

Dicas

  • Coloque pedaços de velcro com 5 cm de comprimento nas pontas da saia a fim de poder prendê-la facilmente na mesa.
  • Acrescente alguns comprimentos a mais de tecido se quiser uma saia de mesa mais encorpada.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Ferro
  • Alfinetes
  • Fita para franzir

Referências

Loading ...
Loading ...