×
Loading ...

Como fazer uma saia rodada com retalhos de tecido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Saias rodadas para crianças são encontradas em lojas infantis em variedades de cores, estampas e estilos. Essas saias inflam quando a sua filha gira e fica igualmente bonita para situações casuais e eventos mais formais, tornando-as em peças versáteis para o guarda roupa. Saias rodadas podem, porém, ser caras. É possível fazer sua própria saia com retalhos de tecidos de outros projetos de costura, dando a peça um visual eclético e boêmio. Essas saias são simples de costurar e podem ser feitas em um dia.

Instruções

Faça uma saia rodada para a sua filha a partir de retalhos de tecido (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Meça a cintura da sua filha. Multiplique esse número por dois e adicione 7,5 centímetros. Essa é sua largura final de corte. Por exemplo, se a cintura da sua filha é de 50 centímetros, sua largura final de corte é 109 centímetros. Encontre a quantidade de retalhos de tecido dividindo esse número por dois. Nesse exemplo, você dividiria 109 por dois, com resultado final de 54,5. Arredonde todos os números para o número mais próximo. Você precisará de 55 retalhos de cinco centímetros.

    Loading...
  2. Descubra o comprimento dos retalhos medindo o comprimento a partir da cintura da criança até a área que você deseja que a costura atinja. Adicione 7,5 centímetros a essa medida. Esse é o comprimento que você cortará de todos os retalhos. Corte-os usando essa medida e quantidades que você encontrou com base no primeiro passo. Use quantos tecidos diferente desejar.

  3. Coloque fio na máquina de costura. Estique os retalhos de tecido verticalmente e coloque todos lado a lado da forma que você deseja que apareça na saia. Selecione dois pedaços que estejam lado a lado e ajuste-os para estarem do lado correto. Alfinete-os em uma das extremidades longas e costure-os com folga de 0,6 centímetros para a costura.

  4. Alfinete e costure todos os retalhos juntos a partir das extremidades verticais. Deixe espaço de 0,6 centímetros para a costura. Costure até os retalhos formarem um bloco largo de tecido. Abra todas as costuras com o ferro. Coloque as extremidades de costuras laterais juntas e alfinete-as. Costure deixando espaço de 0,6 centímetros para a costura. Tire o alfinete. Seu tecido estará parecido um um tubo largo.

  5. Corte um pedaço do elástico 2,5 centímetros maior do que a medida da cintura da criança. Dobre a extremidade superior da saia na medida de 1 centímetro e passe o ferro. Dobre outro centímetro e passe o ferro novamente. Alfinete a extremidade inferior, deixando uma área de cinco centímetros aberta e sem alfinete. Costure ao redor da área alfinetada, deixando espaço de costura de 0,3 centímetros, para fazer uma cobertura para o elástico. Remova os alfinetes.

  6. Coloque o alfinete grande em uma das extremidades pequenas do elástico. Costure o elástico através da cobertura que fizemos para ele no passo cinco. Costure as duas extremidades do elástico juntas e feche, costurando, a abertura da cobertura para o elástico.

  7. Dobre 2,5 centímetros da extremidade inferior da saia para fazer a bainha. Passe o ferro no local. Dobre 2,5 centímetros adicionais e passe o ferro novamente. Alfinete se desejado para manter no preso no local. Costure usando bainha reta e deixando 1 centímetro de espaçamento. Remova os alfinetes e passe o ferro na saia inteira.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido
  • Tesoura
  • Ferro
  • Fio
  • Máquina de costura
  • 2 centímetros de elástico
  • Alfinete grande

Referências

Loading ...
Loading ...