×
Loading ...

Saiba quais são as flores comestíveis

Flores alegram e enfeitam os ambientes, com seu colorido, mas também são usadas como princípio ativo de produtos cosméticos e na culinária. Chefs e gourmets têm explorado a novidade, para ornamentar pratos ou descobrir novos e diferentes sabores. Por enquanto ainda se limita a uma culinária mais sofisticada, pois a maioria dos brasileiros torce o nariz, quando se fala em comer flores. Mas agora, na onda dos alimentos orgânicos, elas podem ser mais uma opção. Em alguns supermercados, no setor de legumes e verduras, pétalas de flores comestíveis já começam a ser vendidas em bandejas. Conheça as mais utilizadas.

Pétalas vitaminadas valorizam os pratos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Hibisco

Muitas são as flores usadas em pratos, para serem, sim, ingeridas. A violeta, a calêndula, a begônia, o jasmim, o girassol, a alcachofra e a petúnia são alguns exemplos. Uma das favoritas dos chefs é o hibisco. Bem colorido, fica lindo em saladas, além de ter um leve sabor frutado. Também deixa mousses e cheesecakes deliciosos! É ainda bastante utilizado em xaropes e drinks com bebidas alcóolicas. Mas não tente experimentar qualquer flor na comida sem buscar informações sobre a espécie. Algumas são venenosas, como a azaleia, a espirradeira, o lírio do vale e o narciso.

Loading...
Para comer com os olhos! (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Rosa

Já provou pétalas de rosas açucaradas? São deliciosas e contêm vitaminas. Por seu sabor suave, também podem fazer parte de xaropes, sorvetes e outras delícias, além de ficarem ótimas na ornamentação final dos pratos. Uma boa sugestão é usá-las em uma salada com endívias e erva-doce (veja a foto). Ou em uma entrada muito gostosa como a tempura de pétalas de rosas. E, ainda, que tal misturá-las em um coquetel com vodca e frutas? Ficou com água na boca? Então experimente usá-las na sua próxima salada. Retire a base branca de cada pétala, lave-as, secando a seguir com toalha de papel.

O toque tropical das flores (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Capuchinha

A capuchinho, ou nastúrcio, como é também conhecida, deixa os pratos de hortaliças bem especiais, não só pelo colorido, mas por seu sabor levemente picante, lembrando o agrião. É rica em vitamina C e sais minerais, como o enxofre, fósforo, iodo e potássio. A capuchinha é usada recheada, cristalizada, em risotos, omeletes e até em purês. Encontra-se nas cores amarela, alaranjada ou vermelha e ficam lindas ornamentando pratos. Mas procure sempre retirar estames e pistilos de qualquer flor, pois podem ser amargos ou o pólen causar alergias. As sementes dessa planta também podem ser aproveitadas. Servem para substituir pimentas em temperos e lembram o sabor das alcaparras.

Capuchinha vai bem na salada de alface e rúcula (Topaz777/iStock/Getty Images)

Cravo

Com cores que atraem só de olhar, os cravos têm sabor adocicado, como uma noz moscada. Por isso suas pétalas funcionam bem adornando bolos e mergulhadas no vinho. Nas saladas, conferem um visual bastante agradável. Experimente um sanduíche de cravina (da mesma família do cravo) misturando suas pétalas a um queijo cremoso e acrescentando cenoura ralada ou pedacinhos de abacaxi. Não se esqueça de cortar a base branca e amarga da flor. Mas ao pensar em utilizar flores nos quitutes, não procure floriculturas, pois as flores com essa procedência geralmente são cultivadas com agrotóxicos. Também não tente colhê-las em beira de estradas, pois estarão poluídas pelos gases lançados pelos carros. Procure sempre comprar flores comestíveis em supermercados ou lojas de produtos orgânicos, evitando assim utilizar também por desconhecimento, alguma espécie venenosa.

Enfeite seus bolos com cravos! (HaraldBiebel/iStock/Getty Images)

Lavanda

Suaves, com sabor adocicado e toque cítrico, as flores de lavanda (ou alfazema) combinam bem com pratos doces, como bolos de chocolate e sobremesas geladas. Também vale acrescentar suas pétalas a biscoitos, cheesecakes, chás, geleias e até ao molho vinagrete. A lavanda pode aromatizar azeites e vinagres, dando um sabor especial. Para fazer suas flores comestíveis durarem mais, guarde-as na geladeira, dentro de um recipiente fechado e com papel-toalha. Ou conserve-as em vinagre ou azeite. Ao usá-las ao natural, acrescente as pétalas apenas na hora de servir, pois murcham com facilidade em contato com temperos e calor dos alimentos.

Aromatize seus molhos com a lavanda (SreÄko PetroviÄ/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...