Saiba quais são as funções da lactose em nosso organismo

Escrito por marcos a. guedes Google
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Saiba quais são as funções da lactose em nosso organismo
Conheça as funções da lactose no nosso corpo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A lactose é um tipo de carboidrato facilmente encontrado no leite originário de mamíferos. Trata-se de um dissacarídeo, ou molécula de açúcar, composto por dois monossacarídeos: a glucose e a galactose. Essa substância está presente nos laticínios que consumimos diariamente, como leite, queijo e margarina. Além disso, pode estar presente em alimentos processados, como produtos pré-cozidos, carnes e cremes. O consumo de lactose oferece benefícios à saúde, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar certos riscos. Conheça os efeitos desse carboidrato no corpo humano.

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Energia

Os carboidratos são macronutrientes utilizados pelo corpo como a principal fonte de energia. Por isso, a lactose serve como um excelente combustível para a realização de nossas atividades físicas. Quando o corpo a digere, os açúcares glucose e galactose entram nas células, onde são metabolizados e transformados em energia. Além disso, o consumo de lactose poupa as proteínas que, ao invés de serem utilizadas como fonte secundária de energia, formam músculos e realizam suas outras funções de manutenção no organismo.

Intolerância

Antes que o corpo possa se beneficiar da energia contida na lactose, é necessário que ele realize o processo de digestão. O intestino produz uma enzima chamada lactase, responsável pelo processamento desse carboidrato. No entanto, é possível que as células intestinais de um indivíduo não produzam essa enzima ou a produzam em uma quantidade insuficiente para a digestão. Essa situação, conhecida como intolerância à lactose, pode causas diversos problemas no sistema digestivo. Sintomas comuns incluem dores abdominais, inchaços, náuseas e desarranjo intestinal.

Deficiência de vitaminas e minerais

Um indivíduo que sofre de intolerância à lactose e quer eliminar os laticínios de sua dieta pode ter deficiência de cálcio e vitamina D. O Hospital Pediátrico de Boston incentiva que crianças com intolerância devem continuar a consumir laticínios em pequenas quantidades para obter esses nutrientes fundamentais. Alguns pacientes são capazes de tolerar iogurte ou alguns tipos de queijo. Outras fontes de cálcio são vegetais, e a vitamina D pode ser encontrada também em peixes, sucos de frutas e cereais.

Ganho de peso

Se o número de calorias que ingerirmos for maior do que o valor gasto pelo corpo, o excesso será acumulado na forma de gordura. Sendo assim, se consumirmos mais lactose do que precisamos, o corpo converterá os açúcares em ácidos lipídicos. Por sua vez, esses ácidos serão acumulados no tecido adiposo como reserva de energia. Concluímos então que o consumo excessivo desse carboidrato pode resultar em aumento de peso, dependendo do metabolismo em questão. O ganho excessivo de peso pode levar à obesidade, uma condição que potencializa os riscos de desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Equilíbrio

Para minimizar os efeitos negativos da lactose, ajuste sua dieta. Se seu consumo de laticínios o levou a ganhar peso, diminua a quantidade ingerida ou aumente seu nível de atividade física. Pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem evitar problemas digestivos evitando produtos altamente lácteos ou tomando suplementos de lactase antes de comê-los. Outra opção são os alimentos sem lactose, que são quimicamente alterados para facilitar a digestão por indivíduos com esse problema.

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