O que são sais anidros?

Escrito por matt reichman | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são sais anidros?
Mesmo aparentemente seca, a substância do seu saleiro contém umidade (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Você deve estar familiarizado com uma grande variedade de sais - sal do mar, sal de cozinha, sais de banho - mas, a não ser que seja um químico, um sal anidro deve ser uma substância desconhecida para você. O termo "anidro", por si só, já dá uma dica de seu significado. "An-" é um prefixo para "sem" e "hidro" indica água. Em outras palavras, um sal anidro é um sal completamente desidratado, diferentemente do sal que você põe na salada. Existem vários tipos de sais sem água.

Outras pessoas estão lendo

Seco ou molhado?

Os nomes e as funções dos compostos de sais mudam de acordo com a presença, ou a ausência, de água em suas estruturas cristalinas. O sulfato de sódio, NaSO4, por exemplo, é chamado de sulfato de sódio anidro quando está livre de água, sendo utilizado como material para dessecamento. O mesmo composto em sua forma decahidratada é chamado de "sal de Glauber", e é empregado na produção de vidro. Se não há moléculas de água grudadas em sua estrutura, um sal irá, normalmente, absorver qualquer umidade com a qual entre em contato, dessa forma, pode ser utilizado como uma substância desidratante.

Água de hidratação

Os sais são, basicamente, compostos de uma substância metálica e uma não-metálica. Por exemplo, o sódio (metal) e o cloro (não-metal) formam o NaCl, ou cloreto de sódio. Os sais hidratados, ou hidratos, contêm uma certa quantidade de água em suas estruturas moleculares. Ao submeter esse sais a uma fonte de calor, essa água é liberada, sendo chamada de água de hidratação. Sem ela, o sal é anidro. Como os sais tendem a absorver umidade, um sal anidro precisa ser processado.

Sais anidros no dia-a-dia

O cloreto de cálcio em sua forma anidra possui vários usos práticos. Como um agente dessecante, ele pode ser empregado para realizar testes sobre o quão seco encontra-se uma amostra de concreto fresco. Ele também serve para medir a umidade do ar e de vapores. Muitas indústrias de segurança utilizam o cloreto de cálcio para medir o nível de erosão ou falhas em estradas. Outro uso é na formação de coalho em queijos. Além de sua capacidade desidratante, ele também pode ser utilizado em um aquário, para manter a quantidade necessária de cálcio.

Sais anidros no laboratório

A remoção da umidade pode ser fundamental em um experimento, já que isso pode controlar reações colaterais e outros efeitos indesejáveis nas substâncias a serem testadas. Agentes dessecantes como o Na2SO4 e o MgSO4 podem ser utilizados para secar materiais orgânicos. No entanto, quando as substâncias anidras entram em contato com a água, ela é absorvida, ao invés de simplesmente sumir. Por essa razão, soluções dessecantes são imperfeitas. Alguns traços de água podem ser deixados para trás e, consequentemente, os compostos ainda podem ser considerados contaminados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível