O que são os sais biliares

Escrito por karren doll tolliver Google | Traduzido por allan magalhães
O que são os sais biliares

Os sais biliares são produzidos no fígado e armazenados na vesícula biliar

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O sal biliar é uma substância química produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Ele ajuda na digestão de gorduras e na eliminação de toxinas do corpo. Quando os sais biliares presentes no corpo são insuficientes, podem ocorrer doenças devido ao acúmulo de toxinas. Pesquisas recentes indicam que a ingestão de sais biliares via oral como um suplemento pode ajudar a prevenir o acúmulo de toxinas em pacientes com produção anormal de bile, ou que tiveram a vesícula biliar removida.

Outras pessoas estão lendo

Sais

Para entender o que os cientistas querem dizer quando se referem aos sais biliares, é preciso saber um pouco de química. Uma explicação sobre os ácidos, bases e pH será útil. A definição de um íon é importante para essa explicação. Um átomo com uma carga elétrica é conhecido como um íon. Os ácidos são carregados positivamente com um próton extra para distribuir, eles tentam se juntar com íons com carga negativa, chamados bases. As bases, ou sustâncias alcalinas, possuem carga negativa, e por isso, aceitarão o próton extra do ácido. Segundo os professores de ensino médio Sue Bogren, Kevin Erlinger, Jan Hari, e Pam Van Walleghen, da Urbana, em Illinois, quando uma base entra em contato com um ácido, uma reação de neutralização ocorre. Essa reação produz água e um sal químico. É dessa maneira que os sais biliares são produzidos no fígado.

Sais biliares

De acordo com o site "diagnoseme.com", o fígado produz a bile e os sais biliares enquanto a vesícula biliar os armazena. A bile é secretada pela vesícula biliar no trato digestivo para ajudar na digestão, auxiliando na absorção de certos componentes alimentares, como a gordura, e impedindo a absorção de outros, como as toxinas. Além disso, de acordo com o Mosby’s Medical Dictionary, os sais biliares são constituídos por sais de sódio de diferentes ácidos derivados do colesterol, produzidos pelo fígado. Eles ajudam a emulsificar as gorduras e contribuem para a sua absorção no intestino.

Remoção da vesícula biliar

De acordo com o Dr. James Howenstine, na sua coluna no site "NewsWithViews.com", se um paciente é submetido a uma colecistectomia -- remoção cirúrgica da vesícula biliar -- ele não terá bile sendo secretada no trato digestivo. As consequências disso são que as toxinas que eram normalmente degradadas pela bile e eliminadas pelo corpo acabam se acumulando na gordura corporal. Essas toxinas podem causar inflamações, infecções e câncer.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele crônica na qual as células da pele são produzidas mais rápido do que a capacidade do corpo de controlá-las, causando lesões. Alguns cientistas acreditam que a psoríase está relacionada com a eliminação insuficiente de toxinas pelo corpo. Pesquisadores da Hungria testaram a hipótese na qual a psoríase ocorre em pessoas que não produzem bile suficiente. K. Gyurcsovics e L. Bertók, do Petz Aladár County Educacional Hospital em Gyor, Hungria, trataram um grupo de pacientes de psoríase com medicação convencional e outro grupo com sais biliares ingeridos via oral, por um período de dois anos. Do grupo que tomou a medicação convencional, 24,9% dos pacientes se tornaram assintomáticos; enquanto 78,8% dos pacientes que tomaram sais biliares se tornaram assintomáticos. Isso indica que o uso de sais biliares é um tratamento mais eficaz para essa doença.

Os sais biliares como um suplemento nutricional

Para os pacientes que desejam complementar sua alimentação diária com sais biliares, é possível adquirir bile de boi liofilizada em lojas online e de alimentos saudáveis.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media