Por que o sal adicionado à água torna-a mais fria?

Escrito por christine lehman | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o sal adicionado à água torna-a mais fria?
Gelo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Sal é geralmente usado ao fazer sorvete para que a água ao redor do recipiente interno esfrie o suficiente para congelá-lo. De fato, dentro de meia hora ou mais, a água muito gelada consegue congelar o sorvete o suficiente. Por que adicionar sal à água torna-a tão gelada?

Outras pessoas estão lendo

A física da água

Para entender esse fenômeno é necessário um entendimento das relações entre temperatura e os estados físicos da água. O movimento das moléculas da água dependem de sua temperatura. Temperaturas quentes as fazem se mover mais rápido. Temperaturas frias significa menos movimento até que a temperatura baixe o suficiente até parar o movimento molecular em um processo que chamamos de congelamento.

Ponto de congelamento

Como o sal (cloreto de sódio) pode tornar a água mais fria? Basicamente, não pode. O sal trabalha para reduzir o ponto de congelamento da água para ela conseguir ficar mais fria que 0ºC, antes de congelar. De fato, o sal na água pode fazê-la alcançar temperaturas de quase -21ºC.

Quando o sorvete é feito, o creme é colocado dentro de vasilha e girado dentro de uma bacia de gelo. Se não houver sal adicionado ao creme, a temperatura mais baixa que a água atingirá é de 0ºC. Enquanto ele pode congelar a essa temperatura, também pode fazê-lo mais rápido em uma temperatura mais baixa. Quando o sal é adicionado na bacia de gelo (normalmente sal grosso, ao fazer sorvete), ele entra em contato com uma camada fina de água na superfície do gelo que está se derretendo. O sal dissolve e a água se torna salgada. Essa água tem um ponto de congelamento mais baixo, então a temperatura desse banho de gelo pode descer ainda mais, portanto, faz com que o sorvete congele mais rápido.

Os usos do sal para derreter gelo

A norma de usar sal para reduzir o ponto de congelamento da água é usado frequentemente para manter as estradas seguras no inverno. Durante a época de gelo e neve, caminhões espalham uma camada fina de gelo nas ruas. Isso faz com que a neve e o gelo derretam ao invés de congelar, deixando as estradas molhadas no lugar de congeladas e perigosas. Contudo, há limites no quanto a água pode ficar fria antes de congelar; em temperaturas extremas, aplicar areia às estradas para aumento de fricção é mais útil que aplicar sal. Outros tipos de sal podem ser usados em temperaturas mais baixas. O cloreto de cálcio e de magnésio, por exemplo, derretem o gelo em temperaturas extremas. Contudo, alguns desses componentes podem ser prejudiciais ao meio ambiente e são usados apenas ocasionalmente.

Efeitos do gelo triturado

Usar gelo triturado com sal fornecerá uma superfície maior onde o sal poderá se dissolver, resultando em derretimento mais rápido. Usar mais gelo triturado em sua máquina de sorvete, por exemplo, será mais eficaz que usar alguns cubos grandes de gelo.

Ferver água salgada

Embora o sal baixe o ponto de congelamento da água, não interfere no ponto de fervura. Na verdade, água salgada ferverá em temperatura mais alta que água sem sal. Novamente, adicionar sal à água não diminui sua temperatura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível