×
Loading ...

Por que o sal deixa a água mais densa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A água que contém sais dissolvidos é mais densa do que a água pura. Consequentemente, a água do mar é mais densa ou tem mais massa por unidade de volume do que a água doce. A temperatura, contudo, é um dos factores mais importantes que controlam a densidade no oceano.

Água salgada é mais densa que a água doce (Blue water image by Christian Stoltze from Fotolia.com)

Tipos

A água do oceano ou água salgada contém uma variedade de sais dissolvidos. Embora o cloreto de sódio seja o principal componente na água do mar, outros sais como o sulfato de magnésio estão presentes em quantidades mensuráveis.

Loading...

Função

Quando um composto iônico, como o cloreto de sódio, dissolve-se na água, os íons dissociados e a atração entre eles é substituída por uma atração com as moléculas de água. Estes átomos têm uma massa atômica superior a do oxigênio e do hidrogênio, os quais formam as moléculas de água. Desse modo, com a adição dos íons à solução, a quantidade de massa aumenta em uma dada unidade de volume. Uma vez que o índice de densidade é a massa dividida pelo volume, a água com sal é mais densa do que a água pura.

Considerações

Quanto mais salgada a água, maior a massa por unidade de volume e, portanto, mais densa a solução. A temperatura contudo, também desempenha um papel. É possível, por exemplo, para massas de água salgada com salinidades distintas terem a mesma densidade, dependendo da temperatura de cada uma.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...