Por que sal e gelo queimam a pele?

Escrito por jason thompson | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que sal e gelo queimam a pele?
Sal e gelo em contato com a pele causa uma sensação de queimadura (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se você já fez sorvete em casa ou tentou derreter gelo com sal, as chances de que em algum momento você tenha se queimado com uma mistura de sal e gelo são muito altas. Qualquer substância suficientemente fria como o gelo causará dor se deixada em contato com a pele por tempo o bastante. Se usados juntos, o sal e o gelo podem causar um congelamento de tal forma que parecerá que a pele está queimando como fogo.

Outras pessoas estão lendo

Fases da água

A água, como qualquer outra substância, existe em três fases: Sólida, líquida e gasosa. Os átomos na sua fase gasosa (quando é chamada de vapor) são muito quentes, e se movem com muita energia. Em temperaturas abaixo do ponto de ebulição, ela se torna um líquido. Apesar de mais frias que o vapor, as moléculas de água líquida possuem energia o bastante para se mover e evitar que fiquem firmemente ligadas. Quando a temperatura cai ainda mais, a água congela, se tornando o sólido conhecido como gelo. Nesse estado, as moléculas não se movem muito e prendem-se umas às outras, dando à água a dureza e a forma.

Soluções

As coisas mudam quando a água é impura. Para entender o porquê, é necessário compreender algo sobre soluções. Uma solução é um termo químico para uma substância sólida que foi dissolvida em um líquido, da mesma forma que o sal pode ser dissolvido em água. A água é particularmente boa em dissolver coisas, pois possui cargas elétricas nas extremidades das duas moléculas, de acordo com o professor de ciências, Dr. Andrew Olson. Essas pequenas cargas em cada molécula de água tendem a cercar as moléculas individuais de soluto (isto é, as moléculas do sólido dissolvido na água), dispersando-se entre si.

Depressão do ponto de solidificação

Como a água é uma solução que se espalha para cobrir cada molécula do soluto, poucas moléculas d'água são capazes de manter-se em contato com as outras. As moléculas do soluto ficam no caminho. Isso torna a água menos capaz de passar por alterações como a mudança de fase. É necessário mais frio para fazer com que uma solução aquosa congele do que para congelar água pura. Isso é chamado "depressão do ponto de congelamento", e ocorre independentemente do material que compõe o soluto. Como o sal é prontamente dissolvido em água, a água salgada tem um ponto de solidificação menor que o da água pura.

Gelo e sal

Quando o gelo entra em contato com o sal, o ponto de congelamento é reduzido assim que o sal é dissolvido. Isso faz com que o gelo derreta na água porque enquanto o gelo é frio o bastante para que a água pura exista como um sólido, não é frio o bastante para congelar a água salgada. Dissolver sal e derreter gelo, entretanto, gasta energia.

Queimaduras

A energia tomada pela reação química da depressão do ponto de solidificação é puxada para o ambiente imediato. Se o gelo e o sal estiverem em contato com a sua pele, isso significa que todo o calor está sendo puxado da sua pele, fazendo com que ela fique fria o bastante para experimentar um congelamento, dando uma sensação de queimadura no processo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível