Educação e ciência

O que o sal faz com o ponto de ebulição da água

Escrito por shelley moore | Traduzido por tamara prado
O que o sal faz com o ponto de ebulição da água

O que o sal faz com o ponto de ebulição da água

sal y pimienta/salt and pepper image by Amateur X from Fotolia.com

A adição de sal à água aumenta o ponto de ebulição. Este é um efeito cientificamente mensurável, mas leva 58 gramas de sal para aumentar em 1º C o ponto de ebulição de 1 litro, por isso o efeito não é perceptível na cozinha usualmente. Adicionar sal à água também reduz o ponto de congelamento.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos

Quando o sal é adicionado à água, o ponto de ebulição dela aumenta e o de congelação diminui. Do ponto de vista molecular, quando temperatura da água aumenta, as moléculas se movem mais rapidamente, colidem com mais freqüência e liberam mais moléculas de gás de vapor. Os íons químicos do sal ocupam espaço, causando menos colisões das moléculas de água, fazendo com que elas não liberem moléculas de vapor como a água pura faria. Assim, é necessária mais energia (ou seja, uma temperatura superior) para a água salgada começar a ferver. Logo, o aumento do ponto de ebulição em 1º C em 1 litro de água requer cerca de 58 gramas de sal.

Tipos

Sal adicionado à água diminui o ponto de congelação por razões semelhantes, só que, neste caso, as moléculas de água formam cristais em vez de vapor, como na ebulição. Os íons do sal ficam no caminho das moléculas de água, tornando mais difícil para elas se reorganizarem em cristais.

Significado

Estes efeitos acontecem para qualquer substância solúvel não volátil adicionada à água. É a razão pela qual o etileno glicol, ou anti-congelante, protege o radiador do veículo de chegar ao ponto de ebulição no verão ou congelamento no inverno. Isso também explica porque colocar sal em calçadas e estradas congeladas faz com que o gelo derreta, mesmo quando a temperatura externa não está baixa o suficiente para mantê-lo congelado com sal sobre ele.

Aviso

É importante ser extremamente cuidadoso ao adicionar sal à água que já está fervendo. Isso fará com que ela ferva muito mais vigorosamente, durante um ou dois segundos, e pode resultar em respingos e até mesmo fazer a água explodir.

Equívocos

Um mito conhecido afirma que a água fria ferve mais rápido do que a quente. Não há nenhuma verdade nessa teoria. No entanto, sob algumas circunstâncias, a água quente congela mais rapidamente do que a fria. Uma hipótese sobre este fenômeno é que um pouco da água quente evapora mais rápido, deixando uma pequena quantidade dela a ser congelada. Este efeito pode ser alcançado apenas em circunstâncias específicas e não é fácil de reproduzir em casa. Algumas pessoas adicionam sal à água antes de cozinhar macarrão, acreditando que o sal deixa a água fervendo ou faz a massa cozinhar mais rápido. Na realidade, a pequena quantidade de sal adicionado não faz qualquer diferença significativa no ponto de ebulição, e a adição de sal também não para a água de ferver.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media