Sala de aula de atividades de arte com linhas

Escrito por susan rickey Google | Traduzido por erica priscila de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sala de aula de atividades de arte com linhas
Reserve tempo na aula de arte para as crianças explorarem as linhas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A linha é um dos elementos de design. Mesmo para os jovens estudantes, um programa abrangente de arte inclui todos os elementos de design – linha, cor, forma, valor, espaço e textura. Como um elemento de design, a linha pode mudar o humor da obra de arte. A arte pode ter uma linha suave e sensível ou uma linha forte e potente. Dê aos alunos tempo para brincar com todos os tipos de linhas – escura, clara, ondulada, angular, reta e todas as relacionadas.

Outras pessoas estão lendo

Introdução às linhas

Entregue aos alunos entre nove e doze pedaços de papel de arte com cinco caixas desenhadas. Forneça diferentes utensílios de escrita para utilizarem – marcadores, lápis de cera, lápis de cor, lápis de arte e pintura e pincéis. Direcione os estudantes para desenharem um tipo diferente de linha em cada uma das cinco caixas. Depois que estiverem satisfeitos com a linha, devem dar um título que a descreva bem – Arco-Íris Ondulado, Ziguezague ou Casa Reta e Estreita.

Sala de aula de atividades de arte com linhas
As linhas podem variar em largura, comprimento, cor ou impressão (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Direção da linha

No jardim de infância da Califórnia iniciamos o ano aprendendo sobre linhas em matemática e arte. Os alunos do jardim de infância aprendem sobre linhas horizontais, verticais e diagonais. Peça aos jovens alunos para que desenhem uma linha diagonal com um marcador pedaços de papel de arte. Continue instruindo para adicionarem linhas verticais e horizontais em todo o papel. O resultado será uma grande variedade de formas fechadas, com os papéis de todos os participantes. Forneça aos alunos marcadores coloridos. Instrua-os a colorir todas as formas com cores diferentes, sem haver duas formas juntas da mesma cor. Escreva os nomes nos papéis. Fixe a arte no quadro de avisos do corredor, intitulando "As mesmas direções, 20 artistas únicos."

Mesclagem de linhas

Mostre aos alunos peças de arte famosas. Enquanto mostra a cada um, oriente a identificarem todos os diferentes tipos de linhas, que podem ser onduladas, em ziguezague, grossas, claras, retas e em espiral. Desafie os alunos a fazerem autorretratos, combinando todos os tipos de linhas. Por exemplo, eles poderiam usar uma boca de ziguezague, um rabo de cavalo em espiral e um nariz reto. Coloque os papéis coloridos acabados no quadro de avisos da sala de aula. Use-os como revisão durante a semana. Desafie os alunos a encontrarem as diferentes linhas em cada uma das imagens de colegas de classe.

Mais jogo com linhas

No ArtistToolkit.com, os alunos podem assistir às famosas obras de arte, começando com uma linha que vai crescendo progressivamente na obra final. Os alunos podem, então, jogar com a atividade da linha interativa e fazer suas próprias obras de arte. Eles escolhem a cor, a forma, a espessura e a colocação das linhas. As crianças passarão horas jogando e fazendo experiências com linhas nesse site altamente interativo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível