O salário de um tabelião público

Escrito por stephen jeske | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O salário de um tabelião público
Dinheiro (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Um tabelião público é um oficial público, cujo cargo é constituído pela lei, que administra juramentos, toma depoimentos, autentica a execução de certos documentos, e reconhece escrituras e outras transmissões. Tabeliões públicos são empregados em uma série de indústrias, incluindo a imobiliária, onde cada transação requer um método de custo eficiente para verificar informações.

Outras pessoas estão lendo

Salário e Benefícios

Os tabeliões públicos ganham entre 50 e 100 mil reais por ano, em média, de acordo com dados de novembro de 2010 do site PayScale. Os bônus constituem uma porção muito pequena do salário total, entre 200 e 3.000 reais. Os benefícios de saúde não são muito comuns entre os tabeliões públicos, 52 porcento deles não os possuem. Para aqueles que possuem, o mais comum é o plano de saúde, seguido de plano odontológico e, numa escala menor, pelo oftalmológico.

Experiência

A experiência profissional tem impacto no salário da tabelião público, com picos de salário ocorrendo cedo na carreia. Os tabeliões públicos iniciantes, com menos de 1 ano de experiência, ganham entre 50 e 75 mil reais por ano, de acordo com dados de novembro de 2010 do PayScale. Um aumento significativo ocorre para aqueles que têm um a quatro anos de experiência; eles ganham entre 53 e 100 mil reais anuais. De cinco a nove anos de experiência, os ganhos chegam no seu pico, indo de 60 até 190 mil reais por ano.

Tipo de empregador

Tabeliões públicos que querem aumentar seu salário devem pensar duas vezes antes de se tornarem autônomos. Nessa profissão, indivíduos empregados por uma empresa ganham entre 60 e 150 mil por ano, de acordo com dados de novembro de 2010 do PayScale. Isso contrasta muito com o salário dos tabeliões públicos autônomos, que ganham entre 50 e 100 mil reais anuais.

Indústria

Os tabeliões públicos podem arrumar emprego em uma variedade de indústrias, incluindo a imobiliária, de seguros, no governo, de seguros de títulos, contratos de depósitos e serviços de títulos. A diferença entre salários dependendo do tipo da indústria pode chegar a até 15 porcento de diferença. O governo oferece as melhores ofertas de salários para os tabeliões públicos, indo de 75 até 130 mil reais por ano, de acordo com dados de novembro de 2010 do PayScale. Os tabeliões públicos trabalhando com contratos de depósitos e serviços de títulos ganham, no mínimo, entre 65 e 110 mil reais anuais.

Localização

O potencial de ganho de um tabelião público pode variar bastante dentro dos estados. Os tabeliões públicos no estado da Califórnia ganham o salário mais alto, de 60 a 165 mil reais por ano, de acordo com dados de novembro de 2010 do PayScale. Os tabeliões públicos na Pensilvânia ganham quase tanto quanto os da Califórnia, entre 35 e 150 mil reais anuais. Embora tabeliões públicos na Louisiana ganhem bem menos, a variação também é significativamente menor, entre 70 e 95 mil reais por ano.

Tamanho da empresa

Os tabeliões públicos que trabalham em empresas pequenas têm o potencial de ganhar mais, embora os salários variem muito. Os tabeliões públicos que trabalham em empresas com um até nove funcionários ganham entre 50 e 160 mil reais por ano, de acordo com dados de novembro de 2010 do PayScale. Já os que trabalham em empresas maiores, com dez ou mais funcionários, ganham entre 60 e 110 mil reais anuais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível