O que é o saldo aprovisionado?

Escrito por steven symes | Traduzido por leticia vitória
O que é o saldo aprovisionado?
Saiba mais sobre o saldo aprovisionado (Anatoliy Babiy/iStock/Getty Images)

Talvez você perceba ao olhar a atividade de sua conta bancária ou outra instituição financeira que há itens descritos como saldo aprovisionado. Esses débitos afetam o seu saldo disponível para o dia, e também podem afetar o seu saldo de fato quando o banco fizer o lote naquela noite.

Status temporário

O saldo aprovisionado, sendo por um débito ou crédito em sua conta, é um efeito temporário da sua conta. Ele modifica o saldo temporário da conta, mas não necessariamente tem um efeito no seu saldo de fato. Quando todas as transações em sua conta para o dia forem colocadas no lote do banco, que geralmente ocorre à noite, o saldo aprovisionado irá resultar em um débito permanente em sua conta. A quantidade do débito pode aumentar ou diminuir da quantidade do saldo aprovisionado, dependendo da quantidade final autorizada apresentada pelo cobrador.

Débito versus crédito

Um débito em sua conta resulta em fundos sendo transferidos para fora dela, com os fundos indo para a conta de outra pessoa que tem reivindicação legal daqueles fundos. O crédito aumenta a quantia de fundos em sua conta, como quando você faz um depósito. Isso significa que o seu saldo aumentará temporariamente, enquanto saldos debitados diminuem a quantia de fundos disponíveis para uso.

Penhoras judiciais

Um saldo aprovisionado que aparece em sua conta para o dia pode ser de uma penhora judicial que o banco recebeu, como um mandado de penhora ou garantia contra uma porção dos ativos na conta. O banco deve colocar o saldo aprovisionado na conta para impedir o dono de acessar aqueles fundos. Quando o saldo passar pelo lote, os fundos são transferidos para a corte ou credor como foi especificado pela ordem judicial que foi entregue ao banco.

Alguns vendedores usam o saldo aprovisionado

Alguns vendedores, como postos de gasolina, hotéis e restaurantes, usam o saldo aprovisionado quando você apresenta um cartão para pagamento. Esses vendedores usam-no quando não sabem exatamente o quanto será sua conta total. Por exemplo, em hotéis, você pode utilizar serviços que aumentam sua conta final para mais do que a taxa do quarto. Esses estabelecimentos usam o saldo aprovisionado para garantir que sua forma de pagamento pode cobrir o custo dos serviços e bens que você consumir, evitando problemas com o pagamento no futuro.