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Como saltar sendo goleiro

Atualizado em 17 abril, 2017

O goleiro é a última linha de defesa em um time de futebol, o que dá a ele uma grande responsabilidade, às vezes estressante. Então, será necessário usar todas as técnicas à disposição para evitar que a bola toque as redes. Saltar para chegar aos chutes significa cobrir os espaços mais rápido para bloquear a bola. Existem dois tipos de saltos: o salto rasteiro e o aéreo. Eles usam técnicas parecidas, mas cada um funciona para tipos diferentes de chute.

Instruções

Alcançar a bola fazendo uma ponte necessita de coordenação e coragem (Pixland/Pixland/Getty Images)

    Salto rasteiro

  1. Mantenha seu corpo perto do chão com os joelhos dobrados. Isso mantém uma posição forte pronta para saltar pela grama rumo à bola. Mantenha a cabeça e as mãos erguidas como preparação para um bloqueio ou movimento.

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  2. Observe a bola assim que ela sair do pé do atacante. Quando souber de qual lado a bola está viajando, abaixe a perna desse lado e incline-se ao mesmo tempo. Isso dará o ângulo correto ao joelho para sair do chão. Impulsione com o pé mais próximo da direção do salto.

  3. Estique o braço mais próximo ao chão na sua frente, isso dará o alcance máximo em direção à bola. Mantenha a mão aberta e o punho firme, mas flexível.

  4. Observe a bola todo o tempo durante esse movimento. Se alcançar a bola se esticando, empurre-a para o lado para evitar que ela entre no gol. Se a bola estiver perto e não for um chute forte, prenda-a no chão e rapidamente coloque a outra mão sobre ela para evitar que quique.

  5. Caia sobre o quadril ou ombro, não sobre o pulso. Isso evita lesões.

    Salto aéreo

  1. Posicione os pés mais ou menos na largura do quadril. Dobre ligeiramente os joelhos para manter o corpo flexível e pronto para se mover.

  2. Dê um pequeno passo lateral na direção da bola e um passo curto para frente. Mantenha os olhos na bola enquanto se move.

  3. Impulsione com o pé mais próximo da bola. Levante sua outra perna enquanto estiver impulsionando. Erga ambos os braços para auxiliar no movimento e coloque as mãos na frente e sobre o rosto com os dedos abertos. As mãos devem estar em formato de "W", com os polegares quase se tocando.

  4. Coloque suas mãos atrás da bola para pará-la com firmeza. Segure-a e angule na direção do solo conforme cai.

  5. Deixe a bola tocar o chão quando cair. Caia com a lateral do quadril e do ombro, protegendo a bola com o corpo ao cair.

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Dicas

  • Peça a um parceiro para chutar bolas em distâncias de salto. Quanto mais praticar, mais natural o movimento se tornará.

Aviso

  • Pratique os saltos aéreos em colchões macios para se acostumar com a posição de caída antes de tentar em solo firme.
  • Nunca tire os olhos da bola ou perderá totalmente a direção do chute.

Referências

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