Como ser bom em salto em distância e salto triplo

Escrito por stephen allan | Traduzido por guilherme rocha
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Como ser bom em salto em distância e salto triplo
Treino e conhecimento da técnica são as chaves para saltos melhores (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

A glamourosa corrida dos 100 metros rasos pode determinar quem é o "Homem Mais Rápido do Mundo" nas Olimpíadas, mas o salto em distância e o salto triplo são provas igualmente importantes no atletismo, e tão cansativas para praticar quanto qualquer outra corrida. Apesar do talento natural ser útil, a dedicação para melhorar a mecânica do salto e sua preparação física é que determinarão sua qualidade como saltador em distância ou saltador triplo. Saber os fundamentos do salto em distância e do salto triplo é fundamental para tornar você um bom saltador.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

    O salto em distância

  1. 1

    Aumente sua aceleração da posição inicial até a velocidade máxima na abordagem, antes do salto. Para fazer isso, o treinador Jim Giroux, do site EverythingTrackandField.com, sugere um treinamento onde um técnico ou um colega de equipe empurra um saltador a partir da posição inicial e também faz os saltadores correrem contra uma resistência. Além disso, é importante apoiar-se sobre os tornozelos e ter todo o seu peso exercido sobre o solo.

  2. 2

    Você pode aumentar sua velocidade máxima na hora do salto ao treinar tiros ladeira acima, treinando com outros velocistas ou fazendo treinamento pliométrico. É importante que sua corrida até o salto seja curta, para que você mantenha sua velocidade máxima até a hora do salto, segundo artigos do site Coacheseducation.com.

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    Pratique repetidamente a largada. O treinador Giroux escreve que um aquecimento feito a partir de saltos ajuda, assim como uma corrida em câmera lenta, onde você exagera os últimos dois passos e pratica a explosão para a largada. É importante manter a velocidade máxima, e não querer pular o mais alto possível.

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    Pratique exaustivamente a aterrissagem. Se preferir, limite ou controle a sua rotação o quanto possível para garantir que sua aceleração não se dissipará durante o salto.

    O salto triplo

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    Aumente sua aceleração e velocidade máxima da mesma maneira que você faria no salto em distância.

  2. 2

    Pratique a largada da mesma maneira que você faria no caso do salto em distância, e, ao invés de fazer a transição para uma aterrissagem, deixe seus músculos flexores colocarem as pernas em posição para o segundo pulo, ao invés de "pedalar" e jogar suas pernas para o ar. Isto tornará a transição mais suave. O site CoachR.org sugere um treinamento de subidas de escadas com uma só perna e saltos sobre cones para ajudar na largada inicial.

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    Tente chegar na distância horizontal máxima no segundo salto. Os exercícios com uma perna só e levantamento de pesos ajudarão você a aumentar sua distância. O treinador Giroux escreve que é crucial não apressar este passo do treinamento. Deixe o chão chegar até você, ao invés de tentar se esticar ao máximo até atingir o chão.

  4. 4

    O treino deste salto é semelhante ao treino do salto em distância, mas observe que você estará muito mais lento, devido à perda de aceleração nas três fases deste salto.

Dicas & Advertências

  • Independentemente do tipo de salto que você pratica, a consistência nos treinos é fundamental para se atingir a excelência.
  • Após um treino duro, descanse por pelo menos 48 horas.
  • Sempre faça o aquecimento e o alongamento adequado. O salto é uma atividade que envolve explosão, e, se você não se alongar e aquecer antes, poderá sofrer contusões musculares.

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