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Como fazer um salto espacate na ginástica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O salto espacate é um movimento básico da ginastica usado tanto nos níveis iniciais quanto nos avançados. Julgado a partir do estilo, posição dos braços, ângulo da abertura das pernas e altura, não há espaço para erros. Com os juízes deduzindo nota pelas menores infrações, você precisará de boas fundações para realizar saltos espacate perfeitos.

Instruções

Saltos espacate são comuns na ginástica
  1. Treine sua abertura em um tapete. Se não conseguir fazer um espacate no chão, também não vai conseguir fazer no ar: alongue-se até conseguir sentar confortavelmente em aberturas completas, e então peça para colegas segurarem as pernas da frente e de trás, alternadamente. Ginastas de elite conseguem aberturas de mais de 30 cm.

  2. Estimule seus músculos da perna. Para gerar o poder e impulso necessários para o salto e a abertura ao mesmo tempo, suas pernas - em especial a barriga da perna e o quadríceps - devem estar fortes e flexíveis.

  3. Ande ou corra antes de um salto espacate. O momento da frente do corpo não é tão importante quando o momento de sua perna frontal. Ao dar passadas rápidas ou correr, a perna que você estenderá à frente já estará em movimento: realizar um salto espacate de uma posição parada é muito mais difícil.

  4. Mantenha seus quadris retos. O maior erro de grande parte dos ginastas iniciantes é rotacionar o quadril da perna frontal para fora, para aumentar o ângulo de abertura, mas ao fazer isso, eles desbalanceiam o pouso. Para testar o posicionamento dos quadris, faça o espacate no chão e dobre seu pé traseiro para cima, em direção ao joelho. Seu pé deve formar uma linha perfeita com seu corpo: se ele pender para o lado, seus quadris estão na posição incorreta.

  5. Pouse em sua perna principal. Para um pouso suave e controlado, toque o chão com a porção metatarsal do pé, e então com sua outra perna. Tente não dobrar o joelho demais. Ao virar seu pé de apoio para o lado de fora, você poderá controlar o resultado final.

Dicas

  • Use a posição correta dos braços para a ginástica durante o salto. O braço oposto à perna principal deve se estender diretamente à frente, horizontalmente, e seu outro braço deve se estender reto para o lado.
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