Qual músculo faz você saltar mais alto?

Saltar alto exige exercícios

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

A capacidade de saltar é necessária em muitos esportes, como o basquete, beisebol, futebol, corridas, provas de campo e patinação no gelo, dentre muitos outros. Um bom salto é feito utilizando mais do que só os fortes músculos da perna, ele é realizado com a ajuda dos músculos do abdômen, coxas e das panturrilhas. Pense no seu corpo como uma mola: é assim que os músculos do seu abdômen, suas coxas e pernas funcionam para realizar um grande salto.

Força dos músculos centrais

A região abdominal e costas fortes são necessárias para fazer saltos altos. Os vários tipos de movimentos, em todos os esportes, dependem dos músculos centrais do seu corpo. Garanta que exercícios como extensão do tronco, abdominais e levantamento de pernas estejam no seu cronograma de treinos.

Os grandes músculos da perna

O quadríceps, bíceps femoral e glúteos são fundamentais para o poder balístico do seu salto. É importante ter um equilíbrio de força entre eles, tanto para a sua saúde biomecânica como para a sua habilidade de saltar.

Os glúteos

Os glúteos são poderosos músculos da parte inferior do tronco e superior da coxa. Elas estendem a articulação do quadril e auxiliam na estabilização da região do quadril/tronco. O agachamento e levantamento de pernas traseiras ajudam a fortalecer esses músculos.

O quadríceps

O quadríceps é um grande sistema de músculos encontrados na parte da frente das coxas. Eles estão presentes no quadril e nos joelhos como flexores e extensores (eles estendem e flexionam o joelho e o quadril). O agachamento e extensões de joelho malham o quadríceps.

O bíceps femoral

O bíceps femoral está localizado na parte de trás das coxas. Esses poderosos músculos dobram os joelhos e estendem a articulação do quadril para trás. A flexão de perna e agachamentos são exercícios eficazes para eles.

Músculos da parte inferior da perna

Os músculos da panturrilha dão o empurrão final do chão quando você salta e ajudam a absorver o impacto de quando volta ao chão. O fortalecimento das panturrilhas para que se equiparem à força das suas coxas é muito importante e fácil de se fazer. Correr e até mesmo pular cordas pode ajudá-lo a fortalecer suas panturrilhas.

eHow Brasil
×