Mais
×

Sangramentos são normais após uma embolia fibroide uterina?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A embolização dos miomas uterinos é um procedimento seguro que pode parar o crescimento dos tumores fibroides. No entanto, qualquer procedimento cirúrgico pode ter complicações.

Atente-se para os sintomas decorrentes de uma complicação cirúrgica (Jochen Sands/Digital Vision/Getty Images)

Identificação

Os miomas são tumores musculares no útero que normalmente não são cancerosos. Em casos muito raros, de acordo com o site womenshealthmatters.ca, os miomas de crescimento acelerado podem ser cancerígenos. Sempre procure aconselhamento médico profissional.

Embolização de miomas uterinos

A embolização dos miomas uterinos é um procedimento destinado a diminuir os miomas. O processo envolve, essencialmente, a inserção de um cateter (tubo) na artéria femoral e o desvio de agentes embólicos (pelotas) para dentro dos vasos sanguíneos que alimentam o fibroma.

Pós-operatório de uma embolização

As pacientes são mantidas no hospital durante alguns dias após o procedimento para receber medicação analgésica e ficar em observação pós-operatória.

Sangramento após uma embolização

Um corrimento vaginal marrom ou marrom avermelhado é normal após a embolização dos miomas uterinos, de acordo com a Division Of Vascular and Interventional Radiology at Georgetown University Hospital. Ocasionalmente, as mulheres terão um corrimento vaginal claro por algumas semanas. Isso também é normal. O sangramento intenso associado com os miomas deve cessar imediatamente, mas os corrimentos geralmente levam de dois a três ciclos menstruais para clarear.

Atenção

Você deverá contatar o médico se notar um corrimento vaginal espesso ou mau-cheiroso ou dores na região pélvica. A febre também é um sinal de perigo após a embolização e requer atenção médica. Procure atendimento profissional se o sangramento não parar ou se tornar maior.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article