Como fazer sangria em um motor Cummins a diesel

Escrito por sameca pandova | Traduzido por thiago andre scarani
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Como fazer sangria em um motor Cummins a diesel
A sangria do motor a diesel Cummins remove o ar do sistema de alimentação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O motor turbo-diesel da Cummins é um motor diesel leve, usado na Dodge Ram, além de alguns veículos comerciais e motor homes. Se acabar o combustível do motor ou se você trocou o filtro de combustível, entrará ar no sistema de alimentação, o que exigirá que seja feita a sangria para que ele volte a funcionar corretamente. O ar no sistema pode se manifestar como dificuldades de partida, problemas de marcha lenta e fumaça saindo do escapamento. Os modelos mais antigos requerem sangria manual, enquanto os modelos mais modernos têm um procedimento automatizado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Conjunto completo de ferramentas manuais, incluindo chaves de boca e um conjunto de soquetes
  • Trapos e um balde pequeno

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Instruções

  1. 1

    Assegure-se de que o motor esteja frio antes de iniciar a sangria do sistema. Se o motor Cummins for um modelo de 1997 ou anterior, há um escorvador manual que fica na bomba de elevação, logo abaixo do filtro de combustível, no bloco do motor do lado do motorista. Ele é uma aba, que você pode puxar para frente e para trás.

  2. 2

    Abra o parafuso de sangria, que fica acima do filtro de combustível, e bombeie o escorvador manual até que comece a sair combustível pelo parafuso. Recolha o combustível que vazar com trapos ou um balde pequeno. Quando não for possível perceber bolhas de ar no combustível, feche o parafuso de sangria. Pode ser necessário repetir o procedimento ao longo de alguns dias para remover todo o ar do sistema.

  3. 3

    Caso o motor seja de um modelo a partir de 1998, gire a chave de ignição para a posição "On" (Ligado) e deixe a bomba de elevação elétrica trabalhar. Ao girar a chave para essa posição, ela será acionada por cerca de 30 segundos, durante os quais o sistema estará enchendo o recipiente de combustível. Repita este processo três vezes para remover o máximo de ar possível do sistema.

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