Como fazer uma sapateira leve

Escrito por freddie silver | Traduzido por monica da costa
Como fazer uma sapateira leve

Uma sapateira pode ser independente ou ficar pendurar na parede do armário

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Ter seus sapatos organizados pode fazer a diferença entre parecer incrível ou bobo. Se os seus calçados repousam em uma pilha bagunçada no chão do armário, você pode chegar ao escritório usando um sapato preto e um azul. Talvez você fique relutante em jogar fora os sapatos velhos quando você compra novos, criando um problema de armazenamento. Ou talvez você simplesmente não consiga resistir a uma promoção. Seja qual for o caso, fazer uma sapateira leve em apenas algumas horas irá ajudá-lo a se organizar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tecido, 3 metros de comprimento
  • Trena
  • Tesoura
  • Ferro de passar
  • Linha de costura
  • Máquina de costura
  • Giz de alfaiate
  • Haste de madeira, 1,5 cm de largura por 30 cm de comprimento
  • Faca afiada ou uma serra pequena
  • Fio

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha um tecido resistente, como jeans, para a sapateira. Meça com a fita métrica um retângulo de 2 m de comprimento por 75 cm de largura. Corte o tecido. Esta será a parte de trás da sapateira.

  2. 2

    Dobre 3 cm para o avesso de um dos lados do tecido. Passe a ferro. Dobre mais 3 cm para o avesso. Prenda com alfinetes. Costure com ponto reto em uma máquina de costura, formando uma bainha enrolada.

  3. 3

    Repita o passo 2 sobre os três lados restantes da parte traseira da sapateira. O tamanho desta seção agora será de 194 cm por 69 cm.

  4. 4

    Dobre 5 cm para o avesso em um dos lados menores. Passe a ferro. Costure esta dobra no lugar com um ponto reto próximo da borda para formar um tubo. Você vai enfiar uma haste de madeira nele quando estiver concluída a costura.

  5. 5

    Desenhe uma linha vertical da borda superior até a inferior, medindo 15 cm a partir da borda esquerda da parte de trás da sapateira. Utilize giz de alfaiate.

  6. 6

    Desenhe mais duas linhas verticais, paralelas a esta primeira, a 15 cm de distância. A última linha vertical terá aproximadamente 23 cm da borda direita. Esta seção servirá para manter calçados maiores, como tênis.

  7. 7

    Corte um retângulo de 25 cm de largura por 120 cm de comprimento para formar uma tira de bolsos para os sapatos. Use o ponto ziguezague para costurar em torno dos quatro lados do tecido, arrematando as bordas. Vire o ziguezague para o avesso, em três dos lados, formando uma bainha de 7 mm. Não vire um dos lados mais compridos. Costure as três bordas dobradas no lugar com o ponto reto.

  8. 8

    Vire a borda que não foi costurada 7 mm para o lado direito do tecido. Passe. Vire mais 1,5 cm para o lado direito. Alfinete, formando o acabamento na parte superior dos bolsos. Costure com ponto reto perto da dobra superior. Costure uma outra linha em ponto reto, paralela à primeira, com cerca de 1,5 cm de distância dela e perto da bainha dobrada, para fixar o acabamento.

  9. 9

    Repita quatro vezes as etapas sete e oito para fazer cinco fileiras de bolsos para os sapatos. Cada fileira deve ter as dimensões finais de 23 cm por 1,2 m.

  10. 10

    Marque um ponto 10 cm abaixo da borda superior do lado esquerdo no tecido que forma o fundo da sapateira. Posicione uma das fileiras de bolsos no alto desse fundo. Alinhe as bordas esquerdas dos dois e ajuste o canto superior esquerdo da fileira de bolsos com o ponto anteriormente marcado. Fixe no lugar.

  11. 11

    Costure o lado esquerdo da fileira de bolsos, da borda superior para a inferior. Meça 28 cm ao longo da borda superior dos bolsos, a partir da linha da costura. Marque este ponto. Meça mais de 28 cm na margem superior e marque o ponto, repetindo mais duas vezes. Você deve ter um total de três pontos.

  12. 12

    Alfinete a fileira de bolsos na parte de trás da sapateira. Alinhe as marcas que foram feitas a 28 cm de distância na borda de cima da fileira com as linhas horizontais que foram desenhadas a 15 cm de distância no passo 5.

  13. 13

    Costure do ponto marcado na parte de cima dos bolsos até a parte de baixo. Repita a costura da borda superior à borda inferior em cada ponto marcado. Note que você vai ter formado quatro bolsos de uma tira. Três destes bolsos têm uma largura traseira de 15 cm, e o último bolso vai ter uma largura de 23 cm. As extremidades superiores dos três primeiros bolsos medirão 28 cm de largura, e o último bolso no lado direito terá uma borda superior de 37 cm de largura.

  14. 14

    Dobre uma prega de 3 cm ao longo da borda inferior dos bolsos de cada lado das linhas de costura verticais por todo seu comprimento. Alfinete essas pregas no lugar. Costure uma linha reta ao longo da borda inferior da faixa de bolsos, juntando várias camadas de tecido conforme você costura as pregas no lugar.

  15. 15

    Repita os passos 10 a 14 para anexar as outras fileiras de bolsos. Deixe 10 cm entre a borda inferior de uma fileira e a superior da próxima.

  16. 16

    Corte com uma faca ou uma pequena serra duas ranhuras a cerca de 1,5 cm de cada extremidade da haste de madeira. Passe-a através de uma das pontas abertas do tubo feito no passo 4. Prenda um fio a cada extremidade da haste. Amarre firmemente para fixar o fio em torno das ranhuras. Pendure o organizador enlaçando o fio em torno de pregos na parede.

Dicas & Advertências

  • Use uma agulha de máquina especialmente projetada para tecidos pesados.
  • Costure as partes inferiores, onde as pregas são formadas, devagar e com cuidado, porque você vai estar costurando através de quatro camadas de tecido.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media