Como usar sapatênis feminino

Escrito por pedro santos
Como usar sapatênis feminino
Sapatênis é um calçado democrático, indicado para todas as idades (David Livingston/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O sapatênis é uma peça do guarda-roupa feminino que mistura a praticidade do tênis com certa elegância dos sapatos mais sociais. Trata-se de uma aposta confortável e moderna para mulheres de todas as idades. Esse tipo de calçado passou a ser fabricado nos anos 2000, quando se popularizou tanto em versões masculinas quanto femininas. O sapatênis traz solado sintético, que varia de espessura, dependendo do modelo. Já o corpo do calçado pode ser feito de couro, camurça, lona ou mesmo nobuk. Confira as principais dicas para usar o sapatênis feminino e arrase no visual.

Instruções

  1. 1

    O primeiro passo é escolher um sapatênis feminino que mais combine com você. Selecione o modelo, a cor e o tamanho de sua preferência, sem esquecer, é claro, do conforto. Afinal, antes de ser fashion, é preciso sentir-se confortável.

  2. 2

    Esse tipo de calçado pode ser facilmente combinado em ocasiões mais sociais, como um evento de trabalho, ou em locais mais despojados, como um passeio com os amigos. Em ambos os casos, é possível utilizar a combinação básica: blusinha de renda e calça jeans. Se o evento for mais sério, prefira os tons de cores mais sóbrios, como o preto ou o branco.

  3. 3

    O jeans é um tipo de tecido que vai muito bem com os mais diversos sapatênis. É possível combinar o calçado com calça, saia, shorts e até mesmo vestidinhos jeans. O resultado é uma aparência leve, moderna e muito elegante.

  4. 4

    O sapatênis possui a característica de equilibrar o visual. Por isso, vale a pena investir em modelos de roupa mais delicados e peças mais leve. Nesse sentido, vestidos de renda são uma boa pedida. Combinados com sapatênis, esse tipo de vestido apresenta um look mais moderno, ideal para o dia a dia.

  5. 5

    Sapatênis de cores mais sóbrias, como o preto e o marrom, são mais fáceis de combinar com as roupas do dia a dia. Mas, na moda, é preciso investir na criatividade. Por isso, sinta-se à vontade para experimentar sapatênis coloridos ou bicolores. A experiência pode gerar um look bem interessante.

  6. 6

    Evite usar o sapatênis com calças do tipo pantalona. O resultado geralmente fica desproporcional e não compõe um visual interessante. Prefira outros modelos de calça, como brim ou mesmo calças capris.

  7. 7

    O sapatênis combina com diversos acessórios, como cintos, bolsas à tiracolo, colares, brincos e braceletes. Use a criatividade.

Dicas & Advertências

  • Os modelos de calçado feitos à base de couro e com tons mais escuros são ideais para usar em ocasiões mais sofisticadas, como festas noturnas, por exemplo.
  • Apesar de ser uma opção com mais estilo do que o tênis comum, o sapatênis não substitui totalmente os calçados sociais. Por isso, em ocasiões muito sofisticadas, é melhor trocar o sapatênis por um sapato social ou mesmo pelo salto alto.

O que você precisa?

  • Sapatênis de cor, modelo e tamanho de sua preferência
  • Blusa de renda
  • Calça jeans
  • Saia jeans
  • Jaqueta jeans
  • Short jeans
  • Vestidinho jeans
  • Vestido de renda
  • Calça capri
  • Acessórios como colares, bolsas, brincos e braceletes

Lista completaMinimizar