Qual é o sapato correto pra quem sofre de pronação?

Escrito por misty witenberg | Traduzido por mark borst
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o sapato correto pra quem sofre de pronação?
O calçado certo pode evitar problemas futuros relacionados com a pronação (Shoes image by wally from Fotolia.com)

Pronação excessiva é uma condição em que o pé rola para dentro e para baixo enquanto você anda. Alguma pronação é normal, mas em excesso faz com que o arco se achate e os tecidos amoleçam para esticar. Para evitar mais agravantes a essa condição, é melhor investir em sapatos com controle de movimento, ou antipronação.

Outras pessoas estão lendo

Resultados de calçados incorretos

Como o pé fica muito longe no interior, o arco se achata a cada passo sem os sapatos adequados. Como resultado, pode ocorrer dor do arco, joanetes, fascite plantar, entorse de tornozelo, dores nas canelas, tendinite de Aquiles, calos, calosidades, pés chatos e dedos em martelo. O uso de sapatos de controle de movimento podem ajudar a evitar esses problemas.

Definição de calçados de controle de movimento

Um controle de movimento, ou sapato antipronação, ajuda a limitar o grau em que seu pé prona. Uma das características que tornam sapatos de controle de movimento diferentes de outros sapatos é que a sola intermédia, que é o sistema de amortecimento do sapato, é muito mais firme e estende-se desde a parte superior da biqueira até a parte de trás do calcanhar.

Tecnologia

O pós medial é um calço de material particularmente denso, que se estende a partir do calcanhar até ponta do pé. Isso apóia o pé para que ele não role tanto. A barra de segurança é uma peça plana ou um moldado leve de material de grafite posicionado no calcanhar da sola intermédia, que aumenta a estabilidade na parte posterior do pé. Particularmente no controle de movimento do tênis de corrida, você vai encontrar um tecido que aguente o deslize nas laterais e na base. Um deslizar duradouro ocorre quando a parte superior do sapato é conectada diretamente na entressola. Ele não é tão eficaz em parar a pronação como a placa duradoura, que ocorre quando a parte superior do sapato está ligada a uma camada adicional de material. Também é importante o contrapeso rígido do calcanhar, que é a peça de plástico do sapato na parte traseira e também em ambos os lados do calcanhar.

Como testar um sapato para antipronação

Segure o sapato com a mão em seu ponto mais largo. Torça o sapato com a outra mão, como se o tornozelo estivesse virando para dentro. Quanto mais difícil for a torção, mais eficaz será o sapato na prevenção da excessiva pronação. Para verificar a firmeza do calcanhar, aperte-o entre os dois dedos. Quanto maior for a dificuldade que você tiver em espremê-lo, mais firme ele será e melhor será a estabilidade de movimento.

Marcas

Algumas marcas para procurar ao comprar sapatos de controle de movimento são Acorn, Bite, Brooks, Chaco, Comfortrite, Darco, GentleSteop, Drew, Finn Comfort, Kumfs, Moszkito, Naot, Orthaheel, Orthofeet, PG Lite, P.W. Minor, Sanita e Standing Comfort. Não importa qual marca ou sapato você escolher, certifique-se de substituí-los regularmente quando a tecnologia começar a desgastar-se.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível