×
Loading ...

O que faz o sapato de sapateado fazer barulho?

Para alguns, esse barulho é música, para outros, motivo de dor de cabeça, mas mesmo assim o tic tac do sapato de sapateado é inconfundível. Nenhum pode alcançar exatamente o mesmo tom e clareza como o sapato de sapateado feito sob medida. O que é que lhes dá este som mágico?

Jovens sapateadoras adoram o som de seus sapatos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Sapatos naturais de sapateado

Os primeiros sapateadores eram escravos negros americanos, que batiam de forma rítmica nada além de que seus próprios pés calejados e descalços nos decks de madeira dos barcos. A prática transferiu-se para os palcos com um homem branco chamado Thomas Rice, que imitou o estilo de dança negro sob o nome artístico de Jim Crow, em 1828. O primeiro sapateador negro era William Henry Lane, que dançou sob o nome de Master Juba (Mestre Juba). Esta dança permaneceu popular até depois da guerra civil.

Loading...
Os pés descalços foram os primeiros sapatos de sapateado (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Solado de madeira

Bill Robinson, conhecido como Bojangles, foi o primeiro dançarino a popularizar o sapateado usando sapatos com sola de madeira. Conhecido como um "hoofer"(sapateador), seu estilo de dança único consistia em manter uma expressão facial e a parte superior do corpo relaxada e tranquila, permitindo que todo o foco permanecesse em seus pés. Bojangles dançava principalmente nas pontas dos pés, mas King Rastus Brown, outro sapateador famoso da época, era conhecido como um dançarino "buck", que dançava principalmente com a sola dos pés.

Solas de metal

Os anos 1900 trouxeram as placas de metal, que ficavam nos dedos do pé e no calcanhar dos sapatos com sola de couro. Elas permitiam um novo nível de desempenho sonoro e inspiraram um novo estilo de sapateado que envolvia agora o uso dos dedo do pé e calcanhares para fazer combinações e ritmos mais complexos. John William "Bubbles" Sublett ganhou notoriedade com este novo sapato e é conhecido hoje como "o pai do ritmo da sola de metal."

Os sapatos de sapateado modernos usam finas placas de metal (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Tipos de metal e sua espessura

As placas de alumínio foram utilizadas pela primeira vez em 1910, bem como as de ferro​​. James Godbolt, conhecido como Jimmy Slyde, usou as de ferro para criar um tom único contra pisos de madeira e se tornou famoso por seu sapateado em estilo jazz. Durante a década de 1930, as placas de Fred Astaire e Ginger Rogers eram mais grossas para criar sons mais ousados e altos. Hoje, estas placas são feitas com alta tecnologia e estão disponíveis em uma variedade de formas e espessuras para criar os tons específicos desejados por sapateadores individuais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...