×
Loading ...

Como fazer sapatos japoneses de madeira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Todo desenho, filme ou programa de TV, da época anterior à Segunda Guerra Mundial, mostram os cidadãos japoneses correndo em sapatos de madeira com saltos ou dentes que elevam o usuário. Eles são conhecidos como "geta" e tradicionalmente são construídos com um único pedaço de madeira de Kiri. Para carpinteiros menos experientes, estes sapatos de madeira, na sua forma básica, podem ser feitos com três pedaços de álamo ou outra madeira e um pedaço de corda fina e forte. O resultado se parece com uma mistura de tamancos e chinelos e fazem um som de "cléque-cléque" quando usados. Se você quiser fazer um par para você mesmo, siga o guia abaixo. Quando tiver terminado, você terá um conjunto personalizado de sapatos de madeira japoneses que criam mais barulho que uma trupe de sapateadores em linóleo.

Instruções

Faça seu próprio sapato japonês tradicional (Art Wolfe/Digital Vision/Getty Images)

    Criando os seus sapatos

  1. Meça seus pés. Coloque o seu calcanhar no final da régua e marque o comprimento até o maior dedo do seu pé. Adicione 1,25 cm a essa medida. Este é o comprimento da sola do sapato. Meça seu pé partindo do ponto mais largo. Multiplique está medida por 1,5. Esta é a largura da sua sola. Meça ambos os pés para certificar-se de que eles precisem do mesmo tamanho.

    Loading...
    Não se esqueça de adicionar mais alguns centímetros para que não falte espaço para seus pés (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  2. Marque as medidas do seu pé em um pedaço de madeira com um lápis. Corte os blocos para as solas das suas sandálias usando o serrote. Arredonde as bordas com a serra de arco ou a grosa. Esfregue com a lixa até que fique liso.

  3. Determine o local dos dentes. Calcule o que seria 35% do comprimento. Meça esta distância da parte da frente da sola. Marque-a com o lápis. Aí é onde o dente da frente será posto. Calcule 15% de distância da sola. Meça a distância do final da sola e marque-a com o lápis. Este será o local onde o dente de trás será colocado.

  4. Corte os pedaços para os dentes. Eles devem ter 4 cm de altura e abranger toda a largura da sola.

  5. Cole os dentes no lugar e mantenha os pedaços de madeira unidos com os tijolos. Deixe a cola secar, de acordo com as especificações do rótulo.

  6. Meça o comprimento da sola. Marque o centro com um lápis. Fure o buraco da frente, a 15% de distância da frente do sapato.

  7. Fure um buraco em cada lado da sandália, diretamente na frente do dente de trás, a 0,6 cm da extremidade. Posicione a furadeira em um ângulo distante do dente de trás.

  8. Meça o comprimento entre a distância da frente e a distância lateral. Multiplique essa medida por dois para determinar o comprimento das correias. Adicione mais 6 cm para acomodar os pés.

  9. Usando a medida acima, corte a corda e amarre as sandálias. Passe a corda através de cada buraco da parte de trás e acima até o de cima. Passe as duas cordas juntas para baixo através do buraco superior e prenda-as com um nó. Corte fora qualquer excesso e cubra as pontas com cola de madeira para prevenir que se esgarcem.

  10. Experimente a sandália e ajuste para caber nas laterais. Quando você tiver ajustado as cordas a seu gosto, dê o nó da corda nas laterais. Corte excessos fora e sele as pontas.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira, 1,25 cm de espessura -- largura e comprimento dependendo do tamanho da sandália
  • Régua ou trena
  • Lápis
  • Serrote com lâmina de qualidade
  • Serra de arco ou grosa para madeira
  • Lixa
  • Cola para madeira
  • Tijolos
  • Furadeira de 1 cm
  • Corda de juta, cânhamo ou de náilon de 0,3 cm

Recursos

Loading ...
Loading ...