Sapatos populares nos anos 90

Escrito por megan martin | Traduzido por lara hildebrand braghim
Sapatos populares nos anos 90
Modas forward ou faux pas foram marcantes nos anos 90 (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

"Volumosos" é a melhor palavra para descrever os sapatos da moda nos anos 90. A década de 90 levou os sapatos clássicos a um novo nível. O que era pra ser uma moda obsoleta de sapatos de plataforma se tornou um dos ícones da Geração X. Todos, desde os adeptos ao hip hop até os grunges, usaram os famosos sapatos de salto grosso, que pareciam surgir durante a noite.

Botas de combate

Entre as crianças, o item de vestimenta mais popular foram as botas de combate. Seja com saias de prega ou com calças largas, era muito provável que uma bota de combate estivesse nos pés da garotada. Uma interessante peça da moda, esse tipo de bota é um item rotativo na moda de calçados.

Coturnos

Se tem um ícone de moda dos anos 90 que todos os jovens se encantaram, foram os infames coturnos. Essa peça entrou em cena na década de 60, como um ícone quase obrigatório do movimento contracultura. 30 anos mais tarde, os coturnos voltaram como o sapato mais popular dos anos 90. Esse modelo de sapato foi reformulado e, em um momento em que o conforto e a liberdade de expressão estavam no auge, foram a escolha da maioria dos jovens. Os coturnos eram usados com outras tendências de moda dos anos 90, como as calças saruel.

Sapato boneca

Séries de TV como "Uma galera do barulho", "Blossom" e "Family Matters" tinham uma coisa em comum entre as personagens femininas: os sapatos boneca. Esses delicados sapatos populares não tiveram espaço apenas em programas de TV, mas também em filmes como o famoso "As patricinhas de Beverly Hills". O sapato boneca era essencialmente feminino e todas as mulheres — desde adolescentes até trabalhadoras — o vestiam. Eram elegantes, sofisticados, além do estilo clássico. Com saltos grossos e tiras nos tornozelos, eles eram fáceis de calçar e confortáveis para andar. Nos anos 90, surgiu também uma versão com salto plataforma, diferenciando do estilos do calçado anterior.

Converse All Stars

Todo mundo já teve um par de All Star de cano alto em algum momento da vida e, se você cresceu nos anos 90, provavelmente teve mais de um. O Converse All Star foi um dos calçados mais populares da década e, assim como os coturnos, era um sapato que podia ser usado por todos os estilos. O modelo branco era popular entre os adeptos do rap e cultura grunge, porque essa cor permitia que o dono do tênis desenhasse os seus emblemas nele. O All Star também era uma alternativa barata de calçados, custando em média R$ 50,00, assim era possível ter mais de um par. Eram usados com tudo, desde vestidos a macacões, e tudo o mais.