Mais
×

Como fazer um saquinho de organza

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A organza é um tecido leve, simples e fresco tradicionalmente feito de seda, mas mais corriqueiramente feito de fibras de poliéster nos tempos modernos. Esse tecido é fabricado de modo a ter um brilho natural incorporado a cada fibra. Por causa do frescor e do brilho sutil, a organza costuma ser a escolha natural em decorações de casamento que precisam de um tecido encorpado. Ela costuma ser o tecido escolhido para fazer as pequenas sacolas de lembrancinhas vistas nesses eventos. Essas sacolinhas são caras quando compradas, mas são um projeto simples de fazer para noivas prendadas e seus voluntários dispostos.

Instruções

As sacolinhas de organza são lembranças de casamento simples e rápidas que você mesma pode fazer (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Coloque a organza sobre uma superfície lisa. Corte dois retângulos de organza, com 10 cm de largura por 12 cm de altura; use a tesoura de picote para evitar que o tecido desfie. Aplique a termolina em todas as bordas dos retângulos de organza e deixe secar durante alguns minutos.

  2. Prenda os retângulos juntos com alfinetes, ao longo das duas laterais mais longas e de uma das laterais mais curtas.

  3. Coloque a linha na máquina de costura e instale a agulha de tamanho 65/09 — essa agulha é muito fina e afiada, por isso não estragará as fibras delicadas da organza enquanto você costura. Costure em torno das bordas presas com alfinetes, deixando uma sobra de 6 mm nas costuras. Corte os cantos inferiores em ângulo de 90 graus, bem próximo da costura, mas sem romper os pontos.

  4. Dobre para dentro 2,5 cm da borda lateral descosturada. Ligue o ferro de passar em temperatura baixa e passe a dobra no lugar. Prenda a borda com alfinetes. Costure a 6 mm de distância da dobra, em torno de toda a circunferência do saquinho.

  5. Crie uma bainha fazendo outra costura a 1 cm de distância da dobra no saquinho; deixe uma abertura de 1 cm na costura para poder passar a fita através. Faça o retrocesso três a quatro vezes, no início e no final da costura. Retire os alfinetes.

  6. Meça a largura do saquinho. Corte um pedaço de fita quatro vezes maior do que essa medida e aplique termolina nas pontas. Deixe secar. Prenda uma das pontas da fita no alfinete de segurança pequeno.

  7. Passe o alfinete de segurança através da bainha, até que a fita inteira tenha passado por ela. Retire o alfinete de segurança e amarre as pontas da fita juntas. Vire o saquinho do lado certo e puxe a fita para fechar a boca dele.

O que você precisa

  • Organza
  • Tesoura para picotar
  • Termolina
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Linha combinando
  • Agulha universal para costura tamanho 65/09
  • Ferro de passar
  • Fita de seda combinando, 6 mm de largura
  • Alfinete de segurança pequeno
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article