×
Loading ...

Sarna em galinhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Em tempos de crise financeira, criar galinhas é uma opção viável com baixo custo de produção de ovos. Essas amigas penosas estão se mostrando cada vez mais populares entre as pessoas que se esforçam para encontrar seu crescente lucro no gênero alimentício, ou para aqueles que desejam complementar suas rendas com a venda de ovos. Donos de granjas devem estar sempre atentos com a sarna que pode devastar um bando de galinhas e, com isso, diminuir o número de ovos.

A sarna é uma ameaça constante entre as galinhas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Sarna

A pele dos animais é propensa a uma série de infestações parasitárias, e uma das mais comuns é a sarna. A sarna é mais comum entre os cães, mas os ácaros altamente contagiosos que causam a sarna, podem contagiar qualquer ave de qualquer raça. A infestação de ácaros deve ser eliminada imediatamente, antes que cause anemia e mate os pintinhos.

Loading...
Ovos e pintinho. (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Ácaros vermelhos

Conhecidos como assassinos silenciosos, ácaros vermelhos são uma das causas mais comuns de sarna em galinhas. Eles rastejam pela pele e penas da galinha e se alimentam pela noite (a ave se coça e fica mais agitada durante à noite). Os ácaros vermelhos levam cerca de uma ou duas horas se enchendo com o sangue do hospedeiro. As ácaros fêmeas então se recolhem entre as rachaduras e fendas do galinheiro ou em gaiolas para acasalar e pôr ovos, assim o ciclo pode continuar indefinidamente. Os ácaros vermelhos se reproduzem em climas quentes, a época de maior infestação é durante os meses do verão.

Sinais e sintomas

Embora os ácaros vermelhos sejam visíveis a olho nu, são difíceis de ser detectados por alguém inexperiente. A forma mais simples de diagnosticar é cobrir a gaiola com um lençol branco e, se na manhã seguinte ele estiver cheio de pequenas manchas vermelhas ou marrons, os ácaros vermelhos estão presentes. As galinhas que estão infectadas pelos ácaros mostrarão sinais de danos nas penas, irritação na pele, alisamento excessivo e despenteamento das penas. As galinhas ficarão inquietas, a produção de ovos diminuirá e poderão ser encontradas manchas de sangue nos mesmos.

Tratamento

Nos casos de sarnas causadas por ácaros, tanto o frango e seu ambiente devem ser tratados e neutralizados com êxito, para prevenir que não volte a contaminação. Inseticidas contendo permetrina são o método mais comum de eliminar ácaros em uma galinha. Ás vezes, eles são utilizados em conjunto com banhos de pó, que é um método natural que a galinha utiliza para lidar com parasitas externos. Para higienizar o galinheiro ou a gaiola, pulverize totalmente com um inseticida geral. Remédios naturais podem ser usados contra a infestação de ácaros vermelhos. O alho é um inseticida natural eficaz para afastar os sugadores de sangue de todas formas e tamanhos. Esmague um par de dentes de alhos frescos na água das galinhas, o ácaro vermelho será repelido pelo sabor do sangue e o cheiro que ficará na pele da ave.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...