SATA 2.5" versus SATA 3.5"

Escrito por tom mcnamara | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
SATA 2.5" versus SATA 3.5"
Existem dois tamanhos principais de discos rígidos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

A tecnologia Serial Advanced Technology Attachment (SATA, Tecnologia de Conexão Avançada Serial) é a evolução da tecnologia ATA Paralela (PATA), que é um protocolo usado por dispositivos de armazenamento. O Serial ATA difere do ATA paralelo por mandar bits rapidamente ao longo de um caminho estreito, enquanto o PATA usa um caminho mais largo, porém mais lento. O SATA é capaz de velocidades muito maiores, e existem dois tamanhos de discos rígidos que usam essa tecnologia: 2,5 polegadas e 3,5 polegadas. Neste artigo, veremos as principais diferenças.

Outras pessoas estão lendo

Contexto

A designação de tamanho não se refere à largura ou comprimento do dispositivo. O tamanho se refere ao propósito original dos discos que, na época, eram usados para armazenar uma série de disquetes de 3,5 polegadas de largura. Naquela época, os discos rígidos eram muito maiores fisicamente do que são agora, mas, com o tempo, veio a miniaturização. A tecnologia permite que o hardware seja feito em tamanho menor, usando menos materiais e reduzindo o custo de produção.

Eventualmente, os discos rígidos se tornaram pequenos o suficiente para caber na parte do gabinete que originalmente foi feita para os disquetes de 3,5 polegadas. Na prática, um disco rígido padrão de "3,5 polegadas" mede 4 polegadas de comprimento (10,1 cm), 5,75 polegadas de largura (14,6 cm) e 1 polegada de altura (2,54 cm). O padrão de drives de 5,25 polegadas, mais antigo, ainda está em uso, mas geralmente apenas por drives ópticos, leitores de cartões de memória e painéis de áudio e vídeo.

Miniaturização

Porém, a miniaturização continua avançando. A motivação para reduzir ainda mais o tamanho dos discos rígidos vem dos fabricantes de laptops. Um disco rígido menor libera espaço para outros componentes no espaço que fica abaixo do teclado do laptop, em que o espaço físico é um bem precioso. Se conseguir reduzir o disco rígido o suficiente, é possível ter mais de um no mesmo laptop, o que pode ser uma grande vantagem para alguns usuários. Neste setor, os drives de 2,5 polegadas são o padrão.

SATA 2.5" versus SATA 3.5"
Cada vez mais, os discos rígidos diminuem seu tamanho físico e aumentam sua capacidade

Calor, ruído e consumo de energia

Inicialmente, a rotação máxima desses discos era de 5400 RPM (rotações por minuto, uma medida indireta do desempenho) mas os 7200 RPM que costumavam ser exclusivos dos discos de desktops estão se tornando cada vez mais comuns. Os discos mais lentos ainda consomem consideravelmente menos energia e produzem menos calor e ruído. Os discos de 7200 RPM de 2,5 polegadas, porém, usam menos energia e produzem menos calor e ruído do que seus primos de 3,5 polegadas. Por outro lado, os drives deste segundo tamanho sempre serão superiores em termos de espaço para armazenamento. A maioria dos usuários prefere-os por isso, mas os drives de 2,5 polegadas são usados por usuários que preferem um computador silencioso, ou por aqueles que gostam de projetar mini-computadores.

Dispositivos de mídia

Apesar dos drives de 2,5 polegadas serem pequenos, eles não são pequenos o suficiente para a maioria dos dispositivos de mídia, como os iPods. Embora alguns iPods possam ser atualizados com discos de memória flash de capacidade maior, eles não são compatíveis com o padrão SATA, e o armazenamento flash tem se tornado mais popular por não ter partes móveis, eliminando o ruído e o desgaste das partes móveis de um disco rígido normal.

SATA 2.5" versus SATA 3.5"
Existem discos menores do que os de 2,5 polegadas

Armazenamento portátil

Os discos rígidos de 2,5 polegadas são populares para armazenamento externo -- mais para os discos rígidos portáteis do que para o armazenamento de backups, já que não armazenam tantos dados. Um drive menor requer uma caixa menor e mais leve.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível