É saudável comer caracóis?

Escrito por natalie stein | Traduzido por marcelo couto
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É saudável comer caracóis?
Possuem altos níveis de nutrientes (snail soup image by koi88 from Fotolia.com)

Os caracóis são comuns em restaurantes franceses e você pode se perguntar se esse tipo de marisco é um complemento saudável à dieta. Caracóis fornecem nutrientes essenciais, mas tenha em mente que a maneira de prepará-los também é importante. Coma-os como parte de uma dieta balanceada e converse com um nutricionista se não tiver certeza de como encaixá-los no seu plano alimentar.

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Controle de peso

É saudável comer caracóis, pois eles auxiliam no controle de peso, caso você precise perder ou manter o seu peso atual. Emagrecer significa limitar o seu consumo de calorias para que seja menor do que o seu gasto. Uma porção de 100 g de caracóis possui apenas 90 calorias, além de 16 g de proteína, que provoca saciedade. Esse tipo de comida se encaixa em uma dieta de baixo consumo de carboidratos, já que possui somente 2 g a cada porção.

Gorduras

Em uma porção de 100 g de caracóis, 119 mg são de ácido eicosapentaenoico (EPA), o que os torna uma escolha saudável. O ácido eicosapentaenoico é um ácido graxo dos ômega 3, geralmente encontrado em frutos do mar. Segundo as orientações alimentares de 2010 do Ministério da Saúde, uma ingestão média de 250 mg por dia desse tipo de ácido diminui a chance de desenvolver doenças cardíacas. Outro benefício dos caracóis é que eles possuem menos de 2 g de gorduras totais e menos de 1 g de gordura saturada.

Potássio e sódio

Os caracóis têm um nível saudável, cerca de 382 mg, de potássio e somente 70 mg de sódio a cada porção de 100 g. Uma dieta com pouco potássio e muito sódio leva à alta pressão sanguínea e aumenta os riscos de ter um derrame, doenças cardíacas e renais. Adultos saudáveis deveriam ingerir no mínimo 4.700 mg de potássio por dia e não mais do que 2.300 mg de sódio.

Outros nutrientes

Para ter células sanguíneas saudáveis você precisa ingerir ferro, e os caracóis fornecem cerca de 3.5 mg de ferro, quase 20% do valor diário necessário. O ferro encontrado neles está na forma heme, fazendo-o mais fácil de ser absorvido pelo corpo do que na forma que é encontrado nas plantas. Outros nutrientes essenciais que esse animais contêm são a vitamina B12 e o magnésio.

Limite sua ingestão de caracóis se você estiver em uma dieta de baixo colesterol, porque cada porção 100 g tem 50 mg de colesterol.

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