Como usar saunas para desintoxicar o organismo

Escrito por cheryl grace myers | Traduzido por mariana dsp
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Como usar saunas para desintoxicar o organismo
Desintoxique seu corpo usando a sauna (sxc.hu/rjuliana)

A sauna é um dos métodos usados para desintoxicar o corpo. Quando você entra na sala vaporizada, seu corpo criar uma febre artificial, que expele as toxinas e produz leucócitos para combater bactérias e doenças. Ela também promove a renovação da pele, dilatando os poros e liberando sujeiras e oleosidade. A medicina popular usava a terapia do suor para tratar certas doenças, e ela ainda é utilizada em muitas culturas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • 2 toalhas
  • 1 litro de água
  • Óleo essencial
  • Óleo corporal (opcional)

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Instruções

  1. 1

    Limpe e prepare a sauna para o uso. Com a sauna desligada e a porta aberta, esfregue-a com espuma e enxágue-a completamente. Ligue-a e espere que ela esquente, o que deve levar de 30 a 60 minutos.

  2. 2

    Estenda uma toalha no banco da sauna e enrole a outra para usar como travesseiro. O banco fica quente, então, certifique-se de usar uma toalha que tenha o comprimento do corpo para não queimar sua pele. Use um travesseiro ou outra toalha para dar apoio à sua cabeça.

  3. 3

    Prepare uma mistura de óleos essenciais para aromaterapia. Acrescente de 4 a 6 gotas de óleo essencial a um litro de água e despeje essa mistura sobre as pedras. Não aplique o óleo diretamente às pedras, sem antes dilui-lo.

  4. 4

    Aplique um hidratante para peles ásperas. Use loções que não contenham óleos minerais, petróleo ou glicerina, pois esses ingredientes retêm a umidade e não a deixam ser eliminada. Você precisará expelir essa umidade através da perspiração para que seu corpo elimine toxinas, então, use um óleo corporal como o de abacate ou azeite de oliva.

  5. 5

    Sente-se na sauna por 10 a 20 minutos. Para iniciantes, apenas 10 minutos são suficientes para que você sinta como seu corpo reage à sauna. Inspire e expire pela boca, respirando fundo. Seus pulmões estarão trabalhando mais para expelir as toxinas, já que sua temperatura corporal subirá e precisará de mais oxigênio.

  6. 6

    Saia da sauna e tome água para repor a quantidade perdida na perspiração. A água também ajuda a remover as toxinas pelo sistema digestório. Não beba muita água (mais do que um litro por sessão de resfriamento) para não ter tonturas devido ao estômago cheio.

  7. 7

    Tome um banho frio. Esse é um método popular usado por frequentadores assíduos de sauna para melhorar a circulação nos vasos capilares e esticar os músculos. A perspiração acaba evaporando, mas o banho terminará de remover os sais e outros resíduos da sua pele. Para equilibrar seu corpo, o período de resfriamento deve ser igual ao tempo utilizado na sauna, logo, você deverá se deixar resfriar por 20 minutos se tiver ficado 20 minutos na sauna.

Dicas & Advertências

  • Você pode usar óleos essenciais de lavanda, ylang ylang e eucalipto na sauna. Óleos essenciais de lavanda ajudam a meditar, reduzir o estresse e a pressão sanguínea. O de eucalipto é bom para abrir os seios da face e ajudá-lo a se curar de um resfriado. Já o de ylang yland é bom para estimular o crescimento do cabelo e equilibrar a oleosidade da pele.
  • Se tiver alguma condição médica, como doença cardíaca ou gravidez, consulte seu médico antes de usar a sauna.
  • Não ingira álcool antes ou durante uma sessão de sauna.
  • Caso sinta tonturas enquanto estiver na sala, saia e deixe seu corpo resfriar-se naturalmente, sem tomar banho frio.

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