Como fazer a leitura em ml em uma seringa

As seringas são marcadas em gradações em milímetros totais e fracionados

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A maioria das seringas para injeções ou para medir com precisão a medicação oral são calibradas em mililitros (ml), também conhecidos como cc (centímetros cúbicos), pois esta é a unidade padrão de medicação. A seringa mais utilizada na rotina é a seringa de 3 ml, mas seringas menores como as de 0,5 ml e maiores como as de 50 ml também são utilizadas. A leitura é feita pelas gradações na lateral da seringa em frações de ml, dependendo do tamanho da seringa. Cada tamanho de seringa - desde o mais pequeno de 3 ml, a seringas entre 5 e 12 ml e acima de 12 ml - tem as suas próprias gradações.

Seringas de 3 ml

Step 1

Insira o líquido na seringa de 3 ml colocando a ponta ou agulha da seringa no líquido, puxando o êmbolo em seguida. Posicione a seringa de maneira que a ponta ou a agulha fique apontada para cima e certifique-se de conseguir ler os números na lateral da seringa como você leria em uma página impressa.

Step 2

Veja o valor marcado entre cada uma das duas linhas longas, onde a parte superior do anel do êmbolo ( o anel próximo a boca ou agulha da seringa) estiver fixada. A última linha longa próxima à ponta ou agulha é o marco zero.

Step 3

Conte o número de linhas curtas a partir do topo do anel do êmbolo até a marca (linha longa) mais próxima, inteira ou só metade, acima. Adicione 0,1 ml ao número da marca e a cada linha que você contou.

Step 4

Use os seguintes exemplos como guia para a Etapa 3, tendo em mente que você está lendo a seringa com a ponta da agulha para cima. Se o anel superior permanecer três linhas abaixo da linha superior do lado da seringa, existem 0,3 ml de líquido na seringa (0 + 0,3 = 0,3). Se ela permanecer numa linha abaixo da marca de 2,5, há 2,6 ml de líquido na seringa (2,5 + 0,1 = 2,6). Se ela ficar três linhas abaixo da marca de 1,5, há 1,8 ml de líquido na seringa (1,5 + 0,3 = 1,8).

Seringas de 0,5 e 1 mL

Step 1

Repita a Etapa 1 da Seção 1.

Step 2

Veja quantas linhas curtas tem entre o anel do êmbolo e a linha longa mais próxima acima do anel, enquanto você segura a seringa com a ponta da agulha virada para cima.

Step 3

Calcule a quantidade de líquido contando 0,05 ml para cada linha longa, e 0,0l mL para cada linha curta a partir da linha zero próxima da agulha da seringa até o o ponto final do êmbolo

Step 4

Use os seguintes exemplos: se o anel do êmbolo parar numa linha grande e duas linhas pequenas a partir do topo do corpo da seringa, significa que há 0,07 ml de medicamento na seringa. Lembrando que a linha mais próxima da agulha é zero, de modo que, se o anel do êmbolo parar duas linhas curtas abaixo desta linha, existem 0,02 ml de líquido na seringa. Se o anel do êmbolo parar três linhas grandes e quatro pequenas abaixo da linha zero, significa que há 0,19 ml de líquido na seringa.

Seringas de 5-12 ml

Step 1

Repita Etapa 1 da Seção 1.

Step 2

Repare se a posição do anel do êmbolo está bem próxima da ponta ou agulha da seringa e ao número também mais próximo. Lembre-se que a linha mais próxima da ponta é a linha zero.

Step 3

Para cada linha abaixo do número inteiro que o anel do êmbolo ficar, conte 0,2 ml. Três linhas abaixo da marcação do número 3 equivale a 3,6 mL e uma linha abaixo da marcação do número 9 equivale a 9,2 ml. Quatro linhas abaixo da linha zero equivale 0,8 ml.

Seringas maiores

Step 1

Repita Etapa 1 da Seção 1.

Step 2

Repita Etapa 2 da Seção 3.

Step 3

Conte 1 ml para cada linha abaixo e acima da linha numerada mais próxima ao anel do êmbolo. Se a parte superior do êmbolo parar três linhas abaixo da linha marcada "5", então existem 8 mL de líquido na seringa. Se ele parar duas linhas abaixo da linha marcado "15", então existem 17 ml de líquido na seringa.

eHow Brasil
×