Scripts para Android utilizando o aplicativo GScript

Escrito por g.s. jackson | Traduzido por lucas brock
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Scripts para Android utilizando o aplicativo GScript
Usuário de Android (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Alguns usuários de celulares Android com experiência em tecnologia reconhecem a força desse sistema operacional e desejam utilizar seu potencial máximo. Uma das formas de fazer isso envolve ganhar acesso administrativo para acessar o celular e instalar aplicações como o GScrpit. O GScript permite que você escreva scripts de segurança do Linux diretamente no seu celular.

Outras pessoas estão lendo

Sistema operacional Android

O sistema do Android é baseado no Linux e feito especificamente para dispositivos touchscreen. Por isso, os celulares Android contêm muitas funcionalidades e mecanismos internos do sistema Linux. Esses mecanismos são comumente escondidos atrás da interface do usuário, logo isso não interfere no seu uso diário. Por outro lado, alguns usuários mais experientes podem preferir acessar essas ferramentas internas para propósitos pessoais.

Celulares Android enraizados

Como o sistema Android desabilita as funcionalidades internas do SO (Sistema Operacional) por padrão, você deve "enraizar" o celular. Enraizar significa ganhar acesso máximo de alguma forma. Normalmente os usuários apenas têm acesso básico, o que significa que eles só conseguem interagir com o SO (Sistema Operacional) de forma limitada. Ganhando acesso à raiz do celular, ou seja, conseguindo acesso máximo, você poderá administrar atividades como instalar aplicativos de terceiros, por exemplo. O mercado de aplicações de terceiros começou a prosperar com o advento do acesso a raiz e a Biblioteca do Congresso declarou essas modificações dos celulares Android como sendo legal. Estar consciente desse enraizamento pode invalidar sua garantia com o fabricante do produto.

"Bash scripting"

Uma das formas de interagir com um SO (Sistema Operacional) Linux envolve "bash scripting", ou simplesmente "scripting". A interação com o Linux é baseada no que se conhece por "shells", usualmente na forma de linhas de Prompt de Comando no qual permite comandar o computador. Esses comandos podem alcançar exibições simples e programas completos automatizados que forçarão o computador a fazer uma grande variedade de atividades. Tipicamente atividades automatizadas incluem pesquisar diretórios para encontrar arquivos ou desligar o computador após um tempo.

GScript

GScript é um aplicativo terceirizado que permite entrar com simples scripts no Android. Você poderá criar atalhos na área de trabalho para executar esses scripts a qualquer hora. Após instalar o GScript, pode-se adicionar scripts na Área de Trabalho clicando no botão de "Adicionar Script", e posteriormente entrando com o script, nomeando-o e salvando-o no dispositivo. Clicando no ícone na Área de Trabalho automaticamente irá executá-lo. Como o GScript frequentemente pede privilégios da raiz para funcionar, primeiramente tenha acesso a ela para poder instalar e usar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível