Mais
×

Como usar um secador de cabelos para remover rugas em assentos de couro

Os assentos de couro costumam ser vistos como símbolos de luxo, especialmente em um carro. Independente do local, um assento de couro poderá criar rugas que podem depreciar a sua aparência. Essas rugas podem ser um sinal de que o couro está sendo danificado pelo ambiente. Felizmente, é possível removê-las sem que seja necessário enviar o assento para uma limpeza a seco ou a algum profissional de manutenção de couros. Usar um secador de cabelos para remover essas rugas restaurará rapidamente a aparência original sem gastar dinheiro.

Instruções

Um assento de couro poderá criar rugas que podem depreciar a sua aparência (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Limpe o assento de couro com sabão neutro e água ou uma solução específica para limpeza desse material. Use um pano para enxaguar e secar o assento para que os resíduos do sabão ou solução de limpeza não fiquem na superfície.

  2. Verifique os assentos de couro e encontre todos os locais que possuem rugas.

  3. Ligue o secador de cabelo na configuração mais quente e forte.

  4. Posicione a extremidade do secador de 20 a 25 cm de distância da superfície enrugada. Mova o secador para frente e para trás para que o ar quente não atinja uma única porção do couro por muito tempo, evitando queimaduras.

  5. Aguarde até que as rugas desapareçam. O ar quente do secador irá encolher o couro gradualmente, deixando a sua superfície mais firme e removendo efetivamente as rugas. Os secadores de cabelos operam a uma temperatura mais baixa do que as pistolas de calor profissionais, que são normalmente usadas nesses procedimentos. Por esse motivo, o processo poderá levar vários minutos até que as rugas desapareçam.

  6. Aplique uma camada leve de solução condicionadora para couros e esfregue-a na superfície. Isso ajuda a proteger o couro contra o ambiente, prevenindo ou evitando futuras rugas. Lustre suavemente o couro usando um pano. Um condicionador para couros de alta qualidade poderá custar mais caro, mas possui menos cera e pode prolongar a vida do material. Esses produtos podem ser comprados em lojas automotivas locais ou online (veja em Recursos).

O que você precisa

  • Pano limpo
  • Solução para limpeza de couro (ou sabão neutro e água)
  • Solução condicionadora para couro
  • Secador de cabelos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article