Tempo de secagem de tinta látex versus tempo de cura

Escrito por darcy logan | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tempo de secagem de tinta látex versus tempo de cura
Não é porque a tinta parece seca que ela está pronta para uso (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Se você olhar o verso de uma lata de tinta látex, notará que o fabricante lista vários tempos de secagem. Eles vão dizer para você esperar um certo tempo antes de encostar e um tempo antes de aplicar a próxima camada. Pode ser confuso até que você entenda como a tinta látex seca. Tinta não é igual a cabelo; não é porque parece seco que significa que está realmente seco. A tinta deve passar por um longo processo de cura que lhe permite criar um vínculo firme com a superfície onde ela está.

Outras pessoas estão lendo

Noções básicas de secagem

Enquanto a tinta látex seca, o solvente e a água da tinta evaporam. Quanto mais solvente evaporar da tinta, mais durável a tinta se torna. "Seco ao toque" é o tempo mais curto de secagem indicado em latas da maioria de tintas. Isso significa que você pode colocar sua mão sobre uma superfície pintada recentemente sem que a pintura fique em sua mão. Isso não significa que a tinta está pronta para a aplicação da próxima camada de tinta ou para usar a parede. O solvente evaporou apenas da superfície, e não por baixo. Até que todo o solvente tenha evaporado, a tinta ainda pode ser facilmente danificada e precisa ser lidada com cuidado.

Outros tempos de secagem

Mesmo que a tinta esteja seca ao tocá-la, não significa que a tinta fixou o suficiente para resistir ao uso. É por isso que as latas de tinta também listam um "tempo de recobrimento" e um "tempo de uso". O "tempo de recobrimento" é o tanto de tempo que a tinta deve secar antes que você possa aplicar a segunda mão. Esse tempo geralmente é de uma ou duas horas. O "tempo de uso" é o tempo que a tinta deve secar antes de você usar ou pendurar coisas. Esse tempo gira em torno de 24 a 48 horas. Mas mesmo 48 horas não é o suficiente para curar tinta látex.

Tempo de cura

Tempo de cura é o tempo que o látex demora para se tornar durável e rígido. Quando toda a água e solvente tiverem evaporado, a tinta estará curada; se firmou na superfície. Isso normalmente é listado na lata de tinta como o tempo que você deve esperar antes de esfregar ou lavar a tinta. Geralmente demora de duas a quatro semanas para a tinta látex curar. O tempo de cura pode variar de acordo com a tinta. Por exemplo, tinta látex com pouco brilho cura mais rápido do que tinta látex com muito brilho.

Considerações

O tempo de cura e secagem dados na lata de tinta são em condições ótimas. Isso significa que a temperatura ambiente deve estar entre 18 e 30º C, e a umidade, abaixo de 50%. Pintar em outras condições pode acelerar ou atrasar os tempos de cura e secagem. Você não quer fazer nenhum dos dois, mesmo que esteja com pressa. Mudar o tempo de secagem de qualquer jeito pode enfraquecer o vínculo entre a tinta e a superfície, podendo descascar, causar bolhas e rachaduras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível