Mais
×

Como secar uma cabaça de abóbora

Atualizado em 13 junho, 2017

Abóboras são frutas que se desenvolvem de flores em trepadeiras. A melhor maneira de secá-las é simplesmente deixando-as na trepadeira, até ocorrer a desidratação natural. Uma condição atmosférica, como a chuva, não impedirá o processo natural de secagem, não sendo portanto necessário colocar algo sob as abóboras para protegê-las enquanto secam. Se adquiri-las já separadas da trepadeira, será necessário implementar outros métodos de secagem.

Instruções

As cabaças podem ser usadas para decoração, como recipientes, conchas ou gaiolas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Seccione a abóbora da trepadeira, juntamente com, pelo menos, 7,5 cm de caule. É por essa haste porosa que grande parte da sua umidade se perderá. Não a torça, para arrancá-la da trepadeira, pois isto danificará o caule. Caso já tenha sido removida da trepadeira, ao comprá-la, procure uma abóbora que conserve ainda alguns centímetros de caule.

  2. Misture uma ou duas xícaras de alvejante em 18 L de água e banhe a abóbora. Isso não só removerá a sujeira, mas também prevenirá infecção e o estabelecimento de mofo danoso durante o processo de secagem.

  3. Coloque a abóbora em um local fresco, onde não haja trânsito frequente e que possua um bom fluxo de ar. Evite porões e adegas anexos à sua casa. Os porões não proporcionam ventilação adequada para a secagem e cura das cabaças, enquanto as adegas permitirão que odor durante a secagem penetre por toda a casa. Caso haja mais de uma abóbora, não as deixe contíguas.

  4. Verifique o estado da cabaça uma vez por semana, pegando-a e sacudindo-a. Levará várias semanas para secar, mas depois de concluído esse processo, ela terá perdido grande parte de seu peso e as sementes em seu interior vão balançar, quando a sacudir.

  5. Descarte quaisquer cabaças que estejam esponjosas ou desenvolveram entalhes moles. Elas estão em decomposição e não há o que reverta ou interrompa esse processo. É provável que se desenvolva algum mofo na cabaça, mesmo com o banho de solução com alvejante. Esse mofo não a prejudicará e não é necessário limpá-lo. Secará juntamente com a cabaça.

Dicas

  • Não desanime se algumas das abóboras apodrecerem. Isso é inevitável, independentemente do que você faça, mas algumas completarão o processo de secagem com sucesso.

Aviso

  • Evite os processos de secagem rápida, como a raspagem do seu dorso, para liberar a umidade mais depressa. Cabaças desidratadas dessa forma não duram muito porque não ocorreu um verdadeiro processo de cura.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article