×
Loading ...

Como secar cavalinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A cavalinha, também conhecida como equisetum, é um gênero de planta que cresce em caules independentes, sem galhos, direto do chão. Os caules da cavalinha são separados em nódulos, dos quais normalmente nascem pequenas folhas parecidas com um rabo de cavalo. De acordo com Emma Callery, autora de "The Complete Book of Herbs" (O Guia Completo para Ervas, em tradução livre), a cavalinha seca é útil para se fazer chás antioxidantes e para temperar comida. Secar a planta é um processo simples que necessita apenas de alguns itens.

Instruções

As secções da cavalinha podem ser separadas facilmente (Nancy Nehring/Photodisc/Getty Images)
  1. Corte as cavalinhas em tamanho igual utilizando tesouras afiadas. Faça o corte na parte inferior do caule, e não em cima.

    Loading...
  2. Corte um pedaço de 30 cm de corda de náilon. Faça um nó em uma das pontas da corda, utilizando cerca de 10 cm dela para fazer um pequeno laço.

  3. Separe um feixe de cavalinhas de aproximadamente 5 cm de diâmetro e coloque-o sobre uma superfície plana.

  4. Amarre a outra ponta da corda ao redor da extremidade das cavalinhas onde você as cortou, com um nó firme. Se o nó não estiver firme o suficiente, elas poderão cair do feixe durante o processo de secagem.

  5. Pendure o feixe de cavalinhas em um ganho ou prego em um local escuro e úmido, como um armário, utilizando o laço feito na outra ponta da corda. De acordo com Samuel Thayer, autor de "The Forager's Harvest" (A Colheita do Forrageador, em tradução livre), você deveria secar as plantas em um espaço com a temperatura entre 21 e 38 graus Celsius.

  6. Deixe o feixe descansar por 10 dias.

  7. Coloque as luvas de borracha e a máscara de proteção antes de prosseguir. A cavalinha, quando seca, expele um pó de sílica que irrita os pulmões.

  8. Cheque o feixe. Os caules devem estar secos e levemente rachados. Remova o feixe do gancho com cuidado. Se ele ainda estiver úmido, deixe secar por mais cinco dias, até estar completamente seco.

  9. Corte os caules diretamente abaixo da corda de náilon para removê-los do feixe. Descarte a corda e o resto do feixe que ainda estiver amarrado a ele. Essa porção apodrece durante a secagem.

  10. Coloque a cavalinha seca que você não vai usar em um pote muito bem fechado para preservar seu frescor. De acordo com Steve Brill e Evelyn Dean, autores de "Identifying and Harvesting Edible and Medicinal Plants in Wild' (Identificando e Colhendo Plantas Medicinais e Comestíveis na Natureza, em tradução livre), a cavalinha seca irá manter suas propriedades medicinais por um ano após o processo de secagem.

Loading...

Dicas

  • De acordo com Lee Sturdivant e Tim Blakley, autores de "The Bootstrap Guide to Medicinal Herbs in the Garden, Field & Marketplace" (O Guida para Plantas Medicinais no Jardim, Campo e Mercado, em tradução livre), você nunca deveria amarrar as cavalinhas em feixes com diâmetro superior a 5 cm pois isso pode fazê-las apodrecer.

O que você precisa

  • Corda de náilon
  • Tesoura
  • Um espaço seco e escuro
  • Luvas de borracha
  • Máscara de proteção
  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...