on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como secar gengibre

Atualizado em 21 novembro, 2016

O uso de gengibre em alimentos remonta à Ásia antiga, onde era um componente comum em muitos alimentos usados ​​como remédios. De lá, seu uso se espalhou e o gengibre tornou-se um remédio caseiro comum para dor de estômago, dores causadas por gases, indigestão e enjoos. Picante e delicioso, ele finalmente fez o seu caminho para a prateleira de temperos e tornou-se por si mesmo um aditivo aromatizante dos mais apreciados. Uma das maneiras mais fáceis de armazenar o gengibre é secá-lo e moê-lo. Caso aconteça de você ter gengibre extra, ou se você inadvertidamente comprar mais do que precisa, conseguir secar as raízes é uma tarefa gratificante que pode resultar em muitos pratos saborosos em dias vindouros.

Instruções

O gengibre é um tempero muito apreciado em várias partes do mundo (wikimedia commons)
  1. Lave a raiz de gengibre. Descasque-a com cuidado para retirar a pele externa sem danificar a raiz subjacente.

    Loading...
  2. Corte o gengibre, fazendo fatias entre 0,3 a 0,6 cm de espessura. Tente fazer as peças iguais em tamanho e espessura para garantir uma secagem uniforme.

  3. Coloque as fatias sobre uma grade. Procure organizá-las de modo que não haja duas peças se tocando.

  4. Aperte suavemente as fatias com um papel toalha seco para remover o excesso de umidade. Em seguida, coloque a grelha no forno.

  5. Coloque o forno na sua posição mais baixa e deixe a porta do forno um pouco aberta. Se necessário, enrole um pedaço de papel alumínio em um tubo longo e posicione-o entre o forno e a porta para mantê-lo aberto. O objetivo é manter a temperatura interna do forno de 54 a 60 °C.

  6. Asse o gengibre por dez a 15 horas, virando as fatias a cada três horas, ou até que elas estejam secas.

  7. Acelere o processo de secagem, ralando o gengibre em vez de cortá-lo. Espalhe o gengibre ralado sobre as grades de arame ou nas assadeiras e ponha-o no forno conforme as instruções.

  8. Retire o gengibre seco do forno e deixe as peças esfriarem completamente.

  9. Mantenha o gengibre seco em sacos de armazenamento de alimentos de plástico ou em recipientes herméticos à prova de umidade por até um ano.

Loading...

Dicas

  • Aproveite o Sol, caso você viva em um clima quente e seco, seque o gengibre com energia solar. Eleve as assadeiras e coloque-as em um local ensolarado. Cubra o alimento com telas e deixe o Sol fazer o trabalho. Recolha o alimento durante a noite e repita no dia seguinte, caso necessário. Esse método não é recomendado se você vive em uma área que tem regularmente umidade relativa superior a 60% ou temperaturas inferiores a 29 °C.
  • Para fazer gengibre em pó, coloque a quantidade desejada de gengibre seco em um moedor de especiarias ou de café. Use como indicado na receita de sua escolha.
  • O gengibre seco é bom para ser adicionado a cookies, muffins, pães de minuto ou chás.
  • Caso planeje secar uma grande quantidade de gengibre, um desidratador de alimentos comercial pode ser um bom investimento.

O que você precisa

  • Raiz de gengibre fresca
  • Descascador de legumes
  • Faca
  • Prateleiras de arame ou assadeiras
  • Papéis toalha
  • Ralador de alimentos
Loading ...
Loading ...