Mais
×

Como secar e guardar folhas de orégano depois de uma geada ou tempo frio

Atualizada April 17, 2017

O orégano fresco cultivado em seu próprio jardim dá mais sabor a comida caseira do que os temperos industriais. No entanto, quando o clima se torna frio, é preciso atenção e esforço extra para preservar seu orégano caseiro para uso posterior. Ele não sobreviverá a uma geada forte, então, observe o clima e dê o seu melhor para colhê-lo antes que a temperatura caia. Se uma geada ocorrer antes que você possa fazê-lo, colha o orégano o mais rápido possível para preservar seu sabor.

Instruções

O orégano é normalmente utilizado na culinária italiana, então, mantenha-o fresco para massas de inverno saudáveis (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Colha o orégano cortando as hastes cerca de 5 a 7,5 centímetros abaixo das folhas mais baixas e reúna-o em feixes com 4 a 6 ramos. Arranque as folhas que estiverem mortas ou enegrecidas devido aos danos causados pela geada.

  2. Enrole um pedaço de papel pardo frouxamente ao redor de cada feixe, como se estivesse envolvendo um pequeno buquê. Torça o papel em volta das extremidades das hastes do orégano, tomando cuidado para não machucar as folhas.

  3. Enrole um arame revestido com força em torno das hastes e do papel de cada feixe para prendê-lo. Molde uma das extremidades do arame em um gancho ou amarre um pedaço de corda em torno do pacote para pendurá-lo.

  4. Pendure os feixes de cabeça para baixo (com as hastes apontando para cima) em uma área interna fresca e seca, até que as folhas estejam completamente secas. Isso pode levar até uma semana, dependendo do clima de onde você pendurá-los.

  5. Quebre as folhas dos caules a armazene-as em um recipiente hermético. Verifique se há condensação no recipiente depois de um ou dois dias. Se ela tiver sido formada, limpe o recipiente e deixe o orégano de fora para secar ao ar livre por mais um ou dois dias, colocando suavemente uma folha de papel pardo sobre ele para protegê-lo, antes de devolvê-lo ao recipiente hermético. Verifique se há condensação após mais um ou dois dias e repita o processo, se necessário.

Dicas

  • O orégano seco continuará comestível por tempo indeterminado, mas perderá sua potência ao longo do tempo. Para melhores resultados, use-o dentro de seis meses ou enquanto ainda estiver perfumado.

Coisas Necessárias

  • Tesoura
  • Papel pardo
  • Arame revestido
  • Corda (opcional)
  • Recipientes herméticos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article