Mais
×

Como secar pedaços de madeira em casa

As madeireiras usam fornalhas ou estufas para secar as peças de madeira frescas antes de vendê-las aos clientes. Entretanto, uma pessoa comum não possui grandes maquinários para esse propósito, então ela deve utilizar a secagem ao ar livre para transformar a lenha verde em madeira seca e utilizável para projetos de construção. O processo caseiro de secagem ao ar pode levar um tempo de seis meses a dois anos para deixar as peças completamente desidratadas. Ao utilizar os métodos de empilhamento e armazenagem corretos, você pode trabalhar para diminuir significativamente esse tempo.

Instruções

Diminua o tempo de secagem ao ar das madeiras (lumber image by JJAVA from Fotolia.com)
  1. Escola um local para empilhar as madeiras verdes para secarem. O ideal é escolher uma área alta sem perigo de água subterrânea ou corrente alcançar as bordas inferiores da pilha das placas de madeira. Se possível, você deve considerar colocar essa pilha em uma barraca ou garagem, longe também do perigo da água da chuva.

  2. Organize grandes blocos de concreto para criar uma estrutura base para as pilhas de madeira. Para obter uma secagem otimizada para as placas de madeira da parte inferior, você não deve permitir que elas toquem o chão. Para fazer isso, coloque blocos de concreto no chão para formar "almofadas" do tamanho do comprimento das placas. Você pode escolher qualquer tamanho para a largura dessa almofada de blocos, mas certifique-se de colocar os blocos de concreto com os orifícios voltados para cima e com aproximadamente 2,5 cm de espaçamento para garantir o fluxo de ar.

  3. Coloque a primeira camada de madeira por cima da almofada de blocos de concreto. Organize essa camada de modo que as pontas das placas de madeira fiquem alinhadas com a largura correspondente da almofada de concreto. Coloque cada placa com 2,5 ou 5 cm de espaçamento entre elas.

  4. Coloque apenas três placas de madeira na próxima camada e alterne suas direções. Gire as placas na segunda camada para que ela fique posicionada de modo perpendicular em relação às primeiras. Essas três placas citadas devem ficar com um espaçamento igual, com uma delas em cada ponta e uma no meio. Essas camadas espaçadas permitem que uma quantia maior de ar possa passar pela pilha e promover uma secagem mais rápida.

  5. Continue a empilhar camadas de placas de madeira, alternando as direções e o número de placas em cada camada. Não estenda as pilhas para mais de 1,82 m de altura, já que isso pode deixar um conjunto de madeira solta que pode eventualmente cair com todo seu peso.

  6. Cubra a pilha com plástico se estiver instalada em uma área externa ou em locais propensos a vazamentos da água da chuva. O plástico evita que a madeira fique molhada novamente depois que o processo de secagem começar. Deixe alguns buracos no material ao longo dos lados da pilha para evitar o acúmulo de umidade que pode desacelerar o processo.

Dicas

  • Descubra a pilha de lenha durante os períodos de secagem para permitir o fluxo das correntes de ar através dela, acelerando o processo.

O que você precisa

  • Blocos de concreto
  • Folhas de plástico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article